A Copa América é um possível alvo do grupo separatista Basco (ETA). A polícia espanhola prendeu Iker Aguirre Bernadal num comboio entre França e Espanha na semana passada e, de acordo com fontes policiais, suspeita-se que Iker é um membro da ETA e que estava a planear um ataque ao complexo do evento. Além de ter colocado várias perguntas sobre a copa aos passageiros, trazia documentos falsos, planos para criar uma bomba e três mil euros, aspectos que tornam o indivíduo suspeito.Elementos da organização do evento não mostraram grande preocupação com esta notícia. Julian Hocken, responsável de comunicação da copa, afirmou que não houve manifestações de pânico depois de Iker ter sido preso. Em primeiro lugar, porque a ETA está activa em Valência há anos, em parte porque o governo regional é um dos poucos que aceita presos políticos da ETA nas suas prisões. Por outro lado, o nível de segurança no complexo é elevado porque o rei de Espanha, Juan Carlos I, costuma ver regatas frequentemente. Há procedimentos de segurança muito rígidos sempre que ele está presente, afirmou.
O responsável sublinha que a Americas Cup tem uma forte componente política, maior do que em muitos outros eventos desportivos. O próprio rei disse que a Americas Cup iria ser o evento desportivo mais importante do ano. Houve ainda um debate político sobre os níveis de financiamento dos governos estatais e nacional nas infra-estruturas, acrescenta Hocken.
Também Grant Dalton, director do sindicato da Emirates Team da Nova Zelândia, disse ao New Zeland Herald que as forças de segurança espanholas vão cobrir toda a área do evento por este ser um alvo óbvio. Ficámos a par desta ameaça da ETA há apenas uns dias, mas sempre esteve presente na nossa mente. Eles não estarão propriamente atrás de nós, mas sim atrás das grandes equipas, afirma.
A Copa América vai decorrer de 23 de Junho a 7 de Julho e inclui a challengers series da Louis Vuitton, que vai decorrer até Junho.
Copa América – Pode ser alvo da ETA
0
Partilhe