Vila do Conde irá acolher nos próximos dias 23 a 25 de maio, no Teatro Municipal, um congresso internacional “Construção Naval. Arte, Técnica e Património”, dedicado à construção naval em madeira, ao património e turismo e às memórias sociais e comunidade.
Destinado a quem procura saber mais sobre esta técnica e à ligação secular a Vila do Conde, nomeadamente professores, alunos e investigadores da área, bem como ao público em geral, procurará contribuir com novos conhecimentos e proporcionar debate em torno dos temas supramencionados, contando com a intervenção de académicos, políticos com responsabilidades na área patrimonial e agentes económicos. As línguas oficiais do congresso serão o Português e o Inglês, com tradução simultânea.
A realização deste congresso insere-se no macro projeto “Vila do Conde. Um Porto para o Mundo”. Vila do Conde é sede de um município com uma longa tradição marítima, que desempenhou um papel assinalável no decurso da expansão ultramarina portuguesa. A cidade é também conhecida pela sua longa tradição de construção naval. Hoje, em Vila do Conde estão sedeados os únicos estaleiros portugueses, em escala empresarial, especializados em construção naval em madeira. Aqui foram construídas réplicas de caravelas e naus, estando um exemplar destas últimas ancorada junto à Alfândega Régia/ Museu da Construção Naval e CEDOPORMAR (Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas), assumindo-se como parte integrante de um complexo patrimonial que pretende evocar essa tradição marítima.
Tentando preservar essa memória e esse legado vivos, decorre, neste momento, um processo de submissão, pelo Município de Vila do Conde, de um projeto de classificação desse conhecimento como património nacional e espera-se que Portugal o venha a submeter à classificação, pela UNESCO, como Património Cultural Imaterial da Humanidade. O projeto “Vila do Conde. Um Porto para o Mundo” pretende, precisamente, dar sustentabilidade a esse objetivo, combinando pesquisa académica com estratégias de preservação patrimonial e interação com a Comunidade.
Guarde a ficha de inscrição editável, preencha e envie para o e-mail congresso@cm-viladoconde.pt. A inscrição poderá também ser efetuada através do telefone 252 240 040.