Em Cascais, de 8 a 15 de Setembro, terá lugar o congresso internacional dedicado aos Museus Marítimos e a sua interligação com a história e a sociedade: ICMM 2013
Neste edição da Náutica Press abordamos a presença de individualidades e isntituições portugueses neste congresso.
No dia 9, na Sessão 2 / Underwater archaeology, serão oradores Tiago Miguel Fraga do Centro de História de Além-Mar: Bringing up the past: Reconstruction of underwater cultural heritage e Jorge Leonel Vaz Freire do Centro de História de Além-Mar/Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: The Museu do Mar in the dawn of Underwater Archaeology in Portugal: The Underwater Cultural Heritage Survey in Cascais County.
Na sessão 3 / Maritime history a national or global history?, será orador Jorge Custódio do Instituto de História Contemporânea: Steamer Arrábida: mobile factory?
No dia 10 de Setembro, na sessão 4 / Cooperation between maritime museums globally: problems and possibilities, será orador José Picas do Vale com a comunicação Visions of the sea bem como Francisco Henriques do Observatório do Mar dos Açores e Instituto de
História Contemporânea: The Whaleboat in Portuguese and American Museums.
Na sessão 5 / New ways to interact with visitors, inside and outside the museum, o orador português é Adelina Domingues do Ecomuseu Municipal do Seixal / Câmara Municipal: A coleção de modelos e miniaturas de barcos tradicionais do estuário do Tejo do Ecomuseu Municipal do Seixal.
No dia 12 de Setembro no Short reports from around the world, participará Joana Amorim do ProCASC: Cabo Raso. More than a shipwreck: analysis and interpretation of na archaeological context.
O dia 14 de Setembro é reservado a visitas ao Ecomuseu do Seixal, à Fragata D. Fernando II e Glória e a um passio no rio Tejo.
Para saber mais: http://www.icmmcascais2013.org/