Fernando Ribeiro e Castro repudia novo concurso para aquisição de ferries pela Atlânticoline pois, exclui propostas de estaleiros nacionais.
O secretário-geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, Fernando Ribeiro e Castro, repudia o novo concurso para a aquisição de ferries lançado pela Atlânticoline, empresa detida pelo Governo da Região Autónoma dos Açores. Neste novo concurso, a empresa define como requisitos mínimos para as propostas que os candidatos tenham construído e entregue nos últimos três anos, pelo menos dois navios monocasco, com comprimento mínimo de 30 metros, assim como um volume de construção anual médio, nesses mesmos três anos, igual ou superior a quinze milhões de euros.
Estes dois requisitos excluem assim toda a indústria naval portuguesa.
A actual situação económica do país não permite que uma empresa do próprio Estado ofereça a empresas de fora um negócio de 18,7 milhões de euros, excluindo os estaleiros nacionais de poderem concorrer, assegura Ribeiro e Castro. Isto é caso único no Mundo, onde, pelo contrário, e como é natural, as empresas públicas colocam entraves a propostas de estaleiros estrangeiros. Esperamos que o Governo intervenha para que seja retirada esta exclusão dos estaleiros nacionais.
Concurso exclui propostas de estaleiros nacionais
0
Partilhe