COMPETIÇÃO: Vela – Campeonato Nacional IRC 2008

0

Durante os 3 dias de competição, o 1º lugar foi disputado até à última regata, sendo os barcos Mike Davis e Sargaço/Again LusoRoux os protagonistas da competição. O Mike Davis acabou por conquistar o 2º lugar, a pouca distância do vencedor.
Realizou-se nos dias 1, 3 e 4 de Maio, em Oeiras, o Campeonato Nacional IRC, com a participação das melhores equipas e barcos nacionais de regata, vindos de todo o país. Ao longo dos 3 dias de campeonato, foram realizadas 7 regatas com vento predominantemente fraco.No 1º dia disputaram-se 3 regatas, conseguindo o Mike Davis, ao final do dia, um 2º lugar, com os mesmos pontos do 1º classificado, o que já fazia adivinhar que a luta entre o Mike Davis e LusoRoux só encontraria vencedor no final da competição. As regatas foram muito disputadas e o pouco vento que se fazia sentir tornava os barcos muito próximos e os pequenos erros pagavam-se caros.
No 2º dia de campeonato, o vento teimava em não aparecer e, depois de alguma espera, entrou de SW com intensidade a rondar os 4 nós, o que para o Mike Davis, tornou a luta pelo título ainda mais difícil. Ao fim do dia, a equipa de Aveiro mantinha o 2º lugar.
Quanto ao último dia da prova, também depois de alguma espera pelo vento, foi disputada a 7ª e última regata do campeonato. Esta foi uma regata de percurso longo, entre Oeiras e a margem Sul do Rio Tejo. A equipa do Mike Davis necessitou de alguma táctica e perícia para conseguir tirar partido da corrente e do vento fraco que se fizeram sentir, chegando à linha em 1º lugar, terminando o campeonato com uma vitória.
No entanto, a vitória não chegou para alcançar o 1º lugar na classificação geral. O Mike Davis saiu Vice Campeão Nacional IRC 2008, com apenas 3 pontos de diferença para o vencedor.
De acordo com Delmar Conde, construtor e proprietário do Mike Davis, o saldo do campeonato acaba por ser positivo. “Realizamos um campeonato muito disputado, estávamos a competir contra as melhores equipas e barcos nacionais. Devido ao apoio do nosso patrocinador Mike Davis, temos vindo a melhorar e a aperfeiçoar este barco que já conta com aproximadamente quinze anos de projecto; e continuamos assim a ser um ponto de referência perante o resto da frota, que é toda ela bastante competitiva. A tripulação portou-se à altura e estou muito satisfeito com o rendimento do barco. Temos este ano mais provas em Portugal e Espanha, contando com regatas oceânicas onde poderemos pôr à prova todo o potencial do barco.”

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta