COMÉRCIO: Portugueses adeptos de electrónica de consumo-2009 com estabilidade.

0

Segundo o Observador Cetelem, que analisa anualmente o consumo das famílias europeias em mercados como o da electrónica de consumo, este constitui um dos sectores no qual 10% das famílias portuguesas prevê realizar compras em 2009, número idêntico ao de 2008. Este resultado não deixa de ser significativo dado o contexto económico actual.
Considerando, especificamente, os produtos da linha castanha, o mercado movimentou 615 milhões de euros, o que corresponde a uma contracção de cerca de 6% face ao ano anterior, em valor, e um ligeiro aumento de 0,5% em volume de vendas, que são absorvidas, na sua maioria, pelas grandes cadeias de lojas.
A análise do consumo dos Portugueses revela, ainda, que a média do valor gasto por família foi de 169 euros, em 2008, e que foram os ecrãs planos os produtos que geraram maior facturação. O seu sucesso é de tal forma incontestável que continuam progressivamente a ganhar terreno nas vendas relativamente aos televisores tradicionais. É um dos produtos mais adquiridos pelos portugueses e representam 52% das vendas, em valor.
Apesar da quebra que se registou na venda da grande maioria dos produtos de electrónica de consumo, as câmaras digitais, os auscultadores, os leitores de mp4 e os sistemas de navegação estão no topo das preferências de consumo dos portugueses. Todos estes produtos registaram crescimentos, à excepção das câmaras digitais, cuja quantidade baixou, mas que continuou a ser o produto mais vendido, em 2008.
Por fim, se considerarmos todas as famílias de produtos que compõem a electrónica de consumo (linha castanha, entretenimento e telecomunicações), a despesa anual média das famílias portuguesas eleva-se para 305 euros, um valor que é apenas ultrapassado no Reino Unido e que coloca o nosso país em segundo lugar do ranking em termo de consumo neste sector. Se ponderarmos ainda as despesas anuais das famílias de cada país pelos rendimentos, que diferem de país a país, Portugal sobe para a 1ª posição do pódio.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta