Comércio: Moral dos consumidores decai em toda a Europa

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar.

De acordo com o Observador Cetelem os índices de confiança dos consumidores europeus estão em quebra desde 2007 e apresentam actualmente valores ainda mais preocupantes. A crise que parece, agora também, ser uma crise de confiança no sistema financeiro europeu, teve início na crise económica dos EUA, que ao longo do último ano se generalizou, com graves prejuízos para a economia global.

No conjunto dos países inquiridos sobre a sua conjuntura actual, Portugal surge na cauda da Europa, tornando clara a quebra de confiança que existe em relação à economia nacional. Numa escala de 0 a 10, os portugueses avaliam a situação geral do país com pessimismo, evidenciando a nota média mais baixa a nível europeu (2,8).

A fraca confiança dos portugueses na melhoria da situação económica não é um caso isolado, mas não reflecte a realidade de todos os países. A nota média europeia, além de mais elevada, sobe ligeiramente para 2009.

A este claro sinal de pessimismo, contrapõem-se duas excepções: Bélgica e Rússia. Estes países destacam-se dos seus congéneres europeus, com consumidores a manifestarem a sua confiança na evolução positiva da realidade económica dos respectivos países, em 2009.

O “Barómetro Europeu” apresenta a análise de dados recolhidos em 13 países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, República, Checa, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Polónia e Rússia. As análises e previsões foram efectuadas em Dezembro de 2008 em colaboração com a sociedade de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Para a elaboração do estudo foram realizados inquéritos a mais de 10.000 europeus entrevistados em Dezembro de 2008.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta