A marca norte-americana Cobalt Boats entra no segmento das embarcações equipadas com motor fora de borda com o lançamento do modelo bow-rider 25SC. Em Troia, tivemos a oportunidade de experimentar este modelo equipado com um motor Yamaha F300BETX.
O barco
Esta nova unidade possui a mesma essência dos restantes modelos da marca, ao nível do seu aspeto visual, layout interior e performance. Como os restantes modelos, o seu casco é laminado à mão e fabricado em compósito com um reforço de kevlar.
A tendência da utilização de motores fora de borda , pelas principais marcas mundiais, é uma realidade graças às elevadas potências que os fabricantes de motores oferecem.
Para além da novidade no que diz respeito à motorização, um dos pontos fortes deste modelo é o seu layout interior. A distribuição dos equipamentos foi idealizada para uma circulação simples entre as três zonas de estar. A proa, a primeira zona de estar, é composta por duas poltronas e um banco simples. Na zona de transição e a bombordo, temos um espaço para arrumos e onde pode ser colocado um WC químico. A segunda zona é composta pelo posto de pilotagem, com um painel de instrumentos muito completo e, uma poltrona de co-piloto com costas amovíveis. A terceira zona de estar é a mais ampla e com três bancos sendo que, um deles, pode ser transformado em solário (no seu interior existe um espaço para arrumos). O acesso à plataforma de banhos é feita através de uma passagem a estibordo.
O motor
O Yamaha F300BETX é um motor V6 topo de gama que incorpora a tecnologia marítima de última geração do fabricante japonês. Concebido para os ambientes em alto mar mais exigentes, este motor V6 leve e compacto oferece uma excelente potência para os seus desportos náuticos.
Para uma performance mais ecológica, silenciosa e suave, a máxima eficiência de combustível e um fácil arranque, o avançado motor DOHC de 24 válvulas está equipado com EFI (Injeção eletrónica de combustível) e VCT (Árvore de cames variável).
A navegar
É a navegar que os barcos Cobalt mostram todo o seu potencial. Ao longo dos anos tenho experimentado diversos modelos desta marca norte-americana e chego sempre à mesma conclusão: conforto na navegação, casco marinheiro e boa capacidade de manobra.
No caso do Cobalt 25SC, a associação de um motor Yamaha, veio dar uma nova dimensão. A capacidade de arranque e de manobra do conjunto é impressionante. Com cinco adultos a bordo conseguimos atingir uma velocidade máxima na ordem dos 43,5 nós e uma velocidade de cruzeiro de 23 nós às 3700 rpm.
Medições
Cobalt 25SC equipado com um motor Yamaha F300BETX e com cinco adultos a bordo.
Planagem: 1,94 segundos
Aceleração às 5000 rpm: 34 nós em 10,28 seg.
Mínimo a planar: 2500 rpm – 10,80 nós
3000 rpm 15,2 nós
3500 rpm 20,7 nós
4000 rpm 27,4 nós
4500 rpm 33,5 nós
5000 rpm 39 nós
Velocidade máxima: 43,6 nós – 5500 rpm
Velocidade de cruzeiro: 22/23 nós – 3700 rpm
Ficha técnica
Modelo: 25SC | Construtor: Cobalt Boats | Comprimento total: 7,54 m | Boca: 2,59 m | Combustível: 276 L | Água: 37,8 L | Peso s/motor: 2041 Kg | Motorização: Simples | Potência: 250 a 350 Cv | Comercialização: Nautiser Centro Náutico.