O velejador solitário Francisco Lobato deu hoje uma palestra na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto sobre a sua experiência no mar ao longo da mítica Transat.
O testemunho do velejador português integra-se no projecto de Robotic Sailing (Robótica Marítima), em curso na Faculdade de Engenharia, que pretende alargar as quatro regatas realizadas esta semana em Aveiro com veleiros autónomos não tripulados a uma travessia do Atlântico.
Temos a ideia de fazer uma travessia do Atlântico com este tipo de veleiros e o Francisco vem falar da sua experiência para que os engenheiros da robótica percebam como têm de programar os veleiros, explica o professor José Carlos Alves, acrescentando: Muitos de nós, da área de robótica, não temos experiência de mar e o testemunho do Francisco é importante para nos dar mais conhecimento sobre o tema.
Estes veleiros autónomos podem ter grande utilidade em várias áreas como recolha de dados oceanográficos, observação da vida marinha. Sendo movidos a vento tornam-se mais autónomos e eficazes que os barcos autónomos motorizados, refere o especialista.
CIÊNCIA – Robotic Sailing utiliza conhecimentos de Francisco Lobato
0
Partilhe