“Chinook”, o “Moro di Venezia”, “Mariska” e “Freya” surgem como vencedores em Les Voiles D’Antibes 2015

0

bc139579e4Oitenta veleiros clássicos e vintage oferecem um espectáculo inesquecível na regatta de partida da edição de 2015 do Panerai Classic Yachts Challenge. “Eva” (1960) vence a medalha de ouro na primeira etapa do desafio.
O triunfo de “Chinook” (1916) na categoria Vintage, o “Moro di Venezia” (1976) na categoria Clássica, “Mariska” (1908) nos Big Boats e Freya (2003) na categoria Espírito de Tradição marcaram o final de Les Voiles d’Antibes, a primeira etapa mediterrânea do Panerai Classic Yachts Challenge 2015, no dia 7 de junho. Os proprietários dos quatro veleiros vencedores também receberam um relógio Officine Panerai, cortesia da marca de alta relojoaria Florentina que patrocina o principal circuito de vela clássica internacional pelo 11.º ano consecutivo.
Após ter vencido o troféu em 2014, o cúter “Chinook” volta a partir à conquista de um novo circuito na categoria Vintage com o seu novo proprietário, um dedicado participante do circuito. “Il Moro di Venezia” também tentará entrar no pódio uma vez mais nesta temporada, tendo já vencido a categoria Clássico em 2013. “Mariska”, por outro lado, teve um início promissor no Big Boat. Pertence ao grupo restrito de quatro Classes de 15 metros Internacional ainda flutuante e, no decorrer das próximas etapas, tentará destacar-se do seu rival mais próximo na categoria, o “Moonbeam IV” (1914).
O saveiro bermudense “Freya” ficou em primeiro lugar nas três regatas da categoria Espírito de Tradição, deixando adversários assíduos da Panerai, tal como “Savannah”, “Ilhabela II”, “Kis” e “Nazgul of Fordell”, no seu rasto.
O Challenge of Challenge, que se inspirou no espírito das corridas de cavalheiros do passado, é uma novidade nesta edição de 2015 do Panerai Classic Yachts Challenge. Um evento dentro do evento principal que permite que duas embarcações da mesma categoria compitam uma contra a outra sem nenhum handicap (tempos ajustados) ou protestos permitidos. Em suma, o primeiro veleiro a passar a linha fica com as honras. O primeiro Challenge of Challenge ocorreu nas Antibes entre dois centenários, “Lulu” e “Eva”. Ambos os cúteres competem na categoria Vintage. “Lulu” foi construído em França em 1897, desenhado por Rabot. Sendo reconhecido como um veleiro de recreio de interesse histórico nacional, recebe subsídios do Estado Francês para a sua manutenção. “Eva”, por outro lado, foi lançado ao mar em 1906 no lendário estaleiro de Fife, na Escócia, tendo sido desenhado por William Fife III. O Challenge foi vencido por “Eva” – que levou par casa a medalha de ouro oferta pela Officine Panerai. A sua tripulação ofereceu, em jeito de provocação, à tripulação da “Lulu” t-shirts com o logótipo do Eva gravado. A equipa adversária aceitou-as de bom grado e muito fair play. Desportivismo, lealdade e respeito mútuo são as palavras que regem esta nova competição, de facto.
A marca de alta relojoaria desportiva florentina, Officine Panerai, continua a ser o principal organizador de eventos de vela clássica com nove etapas planeadas para o calendário de 2015 nas mais belas águas do mundo. A ligação única entre a Panerai e a vela clássica expressa-se pela criação do Luminor 1950 Regatta 3 Days Chrono Flyback Titanio, o cronógrafo concebido pela Officine Panerai para calcular com uma simplicidade revolucionária a hora de partida da regata.
O Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge 2015 continua com o Argentario Sailing Week (Porto Santo Stefano, 18 a 21 de junho), antes de se deslocar para Mahon para a XII Copa del Rey (Menorca, 25 a 29 de agosto). O Circuito termina em Cannes com Les Régates Royales (22 a 26 de setembro).

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta