Estudo O Observador 2006 revelou que 26% dos Portugueses tencionam adquirir produtos de lazer e viagens. As intenções de compra dos portugueses para 2006 recaem sobretudo sobre lazer e viagens. Esta é uma conclusão do estudo anual do Cetelem acerca das tendências de consumo dos portugueses e dos europeus – O Observador 2006.
Intenções de compra para o ano 2006 |
Portugal encontra-se entre os países da União Europeia com maior percentagem de intenções de compra, sendo que 26% dos portugueses
tenciona adquirir produtos de lazer e viagens e 22% tenciona adquirir
produtos electrodomésticos. Em terceiro lugar surgem as obras em casa com 16% das intenções de compra. A faixa etária dos 18 aos 24 anos é a que regista um valor mais significativo para lazer e viagens com 46% de intenções de compra, um valor muito acima da média.
Em relação à fonte de informação para decidir o destino, 37% dos
portugueses opta pela Internet, com a faixa etária entre os 25 e os 34 anos a utilizar este meio preferencialmente (48%). No entanto, na hora de comprar, a Internet ainda não é um meio preferencial para aquisição de produtos de lazer e viagens, sendo que apenas 9% já optou por esta via. Produtos mais palpáveis, como livros, CDs ou jogos conseguem uma maior percentagem (15%) de adeptos nas compras online.
Perfil do internauta português |
Há cada vez mais famílias a usufruírem de férias e de tempos de lazer.
Apenas uma minoria opta por férias no estrangeiro, mas muitos gozam os fins-de-semana e as férias fora da residência habitual. Lisboa, Porto e Faro são os três maiores mercados, mas é na região da Madeira que as famílias dedicam uma maior percentagem dos seus orçamentos para viagens e turismo. No primeiro trimestre de 2006, as receitas de Turismo apresentaram um crescimento homólogo de 4,4%, segundo dados da Direcção-Geral do Turismo.
Acerca do Observador Cetelem 2006
Inquérito Quantitativo
O objectivo deste estudo é esclarecer sobre o estado de espírito geral dos Europeus e sobre as suas atitudes em termos de consumo para o ano 2006. Este estudo inscreve-se na continuação do barómetro iniciado em 1999. No final de 2003, foram analisados oito países (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e a Rússia). Desde 2004, as fronteiras do inquérito foram alargadas a quatro países, que recentemente aderiram à Comunidade Europeia: a Polónia, a Hungria, a República Checa, e a Eslováquia.
Acerca do Banco Cetelem
O Banco Cetelem é especialista e N°1 do crédito ao consumo na Zona Euro (cerca de 32 biliões de euros, em carteira, geridos no final de 2004), constituindo uma business unit do Grupo BNP Paribas, um dos maiores grupos bancários mundiais.
O Banco Cetelem acompanha, há mais de 50 anos, o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuição. Está presente em 20 países da Europa, África, Ásia e América Latina.
Opera no mercado português, desde 1993, através de acordos de parceria com cerca de 6.500 estabelecimentos comerciais e da concessão de crédito a Particulares, pelo telefone e pela Internet.
Para mais informações visite: http://www.cetelem.pt.