A Câmara Municipal de Olhão, em colaboração com o Instituto das Pescas da Investigação e do Mar (IPIMAR) e a Universidade do Algarve, organiza a sexta edição da Expomar, que abriu portas no Jardim Pescador Olhanense da cidade, no dia 29 de Abril, às 18h00. Esta feira, a maior a sul do país dedicada ao mar e às actividades náuticas, pode ser visitada até 3 de Maio.Nesta inauguração oficial, marcam presença o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, a governadora civil de Faro, Isilda Gomes, o reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, o director do IPIMAR, Carlos Costa Monteiro, o director regional de Agricultura e Pescas, Castelão Rodrigues, entre outras entidades.
Um pouco antes da sessão de abertura, a partir das 14h00, decorre no auditório do IPIMAR, em Olhão (Av. 5 de Outubro), o Seminário Internacional Aquacultura Offshore. Vão estar em debate temas como Mar: Oportunidades para a Desenvolvimento, por João Faria, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; Aquacultura em Portugal: Possível Emergência de uma Tragédia de Anti-Comuns?, por Manuel Coelho, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa; Aquacultura Offshore em Mar Aberto na Costa Algarvia, por Pedro Pousão e Sandra Joaquim, do IPIMAR; Experiência de Instalação de Jaulas e Cultivo de Peixes em Offshore no Mediterrâneo”, o tema da comunicação de Alejandro Pizarro, da Quinta & Quintas, de Espanha; e ainda Desenvolvimento e Gestão de Projectos Aquícolas em Offshore: Experiência no Sul de Espanha, por Paco Padilla, da Confraria Pescadores de Conil de la Frontera. (programa em anexo)
Ao longo de cinco dias, o certame, a cargo da Efeito Eventos e da empresa municipal Fesnima, dá a conhecer novidades nas áreas de investigação científica, embarcações de recreio, pescas, caravanismo, campismo e artigos de desporto. Acolhe ainda passeios e exposições, vários debates e seminários, com a presença de conferencistas internacionais.
No Espaço Lúdico e Cultural da feira, os visitantes podem ver uma mostra sobre meios e actividades da Marinha, admirar o aquário gigante AquaDemo, assistir a demonstrações com cães de água ou participar em actividades com escuteiros. Há ainda uma exibição de desportos náuticos, animação no coreto nas noites de 1 e 2 de Maio, um passeio pela Ria Formosa a bordo do caíque Bom Sucesso (2 e 3 de Maio, às 11h00) e outro para conhecer a natureza que envolve a Ria Formosa (1, 2 e 3 de Maio, a partir das 18h30). Durante a Expomar, estão igualmente previstos vários Encontros Técnicos. No auditório da feira, vão estar em debate o oceano profundo, o campus arqueológico de Olhão e o novo enquadramento jurídico na assistência a banhistas, no dia 30, das 15h00 às 17h00. No sábado, 2 de Maio, das 16h00 às 18h00, discutem-se as atalaias de defesa costeira de Olhão, a corvina-legítima na costa algarvia, as aves da Ria Formosa e a Iniciativa Marear.
A entrada é livre.
Horário:
29 de Abril 16h00 às 22h00
30 de Abril 15h00 às 23h00
1 de Maio 11h00 às 23h00
2 de Maio 11h00 às 23h00
3 de Maio 11h00 às 21h00
CERTAMES – Na 6ª edição da EXPOMAR Olhão debate o mar e actividades náuticas
0
Partilhe