Estar visível com segurança no mar é assim que a Comar Systems, fabricante inglês de produtos marítimos para o mercado de sistema AIS (Automatic Identification System), anunciou que o seu modelo transponder CBS-200 Classe B AIS recebeu a aprovação europeia (EU Type Approval). Vocacionado para os mercados da pesca desportiva, marinha de comércio mais ligeira e barcos de recreio, as embarcações que utilizam o sistema CSB-200 da Comar e software compatível AIS ou hardware podem receber e transmitir dados dos transponders da Classe A e Classe B que se encontrem ao alcance do VHF.A informação transmitida pelo CSB200 é a seguinte: nome do barco; sinal de chamada; tipo de embarcação; velocidade; posição, rota; rumo, dimensão e número MMSI.
Sendo a informação recepcionada pelo CBS200 as transmissões de embarcações Classe A e Classe B; mensagens de salvamento e ajudas à navegação.
Modelo compatível com programas de navegação de PC e chartplotters que utilizem a linguagem NMEA 0183 AIS.
Este é sem dúvida um marco histórico, toda a equipa da empresa desenvolveu um trabalho imenso no sentido de garantir que a Comar fosse pioneira neste mercado de crescimento acelerado e estão orgulhosos de serem a primeira empresa do mundo a que foi concedida a aprovação para as embarcações do tipo Classe B num produto de marca.
Com sede em Cowes na Ilha de Wight, a Comar vangloria-se de ter sido uma das primeiras empresas no mundo a desenvolver e comercializar uma unidade de recepção AIS, o SLR200, lançado em 2004. Actualmente mais de 1000 unidades SLR foram vendidas em todo o mundo a autoridades portuárias, estações de monitorização, a navios comerciais e de pesca.
A Comar é representada em Portugal pela Nautiradar