Estão encontrados os vencedores das várias classes do Cascais Vela 2010 que se realizou no passado fim-de-semana e englobou o Troféu Quebramar ORC, a Regata Alpen ANC, a Regata Clube Naval de Cascais Rating, o Desafio Dragão Chivas e o Desafio SB 3.
José Caldeira, ao leme do Sargaço Again, é mais uma vez o vencedor do Troféu Quebramar, classe ORC A, que cumpriu este ano a sua 10ª edição. Campeão em 2009, Caldeira bateu assim o PE.MA.MI de António Gaioso Henriques, que ficou na segunda posição à frente do Jiripiti Magic de José Silva e Costa. Em ORC B, o empate. A primeira posição foi conquistada por três concorrentes: Orlando Pedrosa, no veleiro Jatai, Gonçalo Botelho do Super Açor e António Carvalho do Tuttamania. Empate em termos de pontos resolvido com recurso aos lugares conquistados em cada regata.No Desafio Dragão Chivas, José Sotto Mayor Matoso presidente do Clube Naval de Cascais-, Gustavo Lima e Bernardo Santos, a bordo do Drago, foram os grandes vencedores, logo seguidos da equipa do Peggy de Miguel Magalhães, José Magalhães e Jorge Pinheiro de Melo. Em terceiro lugar, pontuou o Baby Girl de Flipe Silva, Joaquim Moreira e Afonso Marques. Grande esperança da edição deste ano, o Campeão do Mundo de Soling, Gastão Brun, quedou-se pelo quarto lugar.
Foram regatas muito competitivas. Hoje só fizemos uma por limitações de tempo, uma vez que o vento entrou muito tarde. Foram muito disputadas pois houve três vencedores diferentes em cada uma delas o que mostra o bom nível de todas as tripulações, comentou José Sotto Mayor Matoso, no final da competição, acrescentando: O Clube Naval de Cascais teve mais uma vez uma organização muito boa em terra e no mar. Este ano com um novo formato mas recebemos muitos elogios dos velejadores e patrocinadores
No Desafio SB 3, o último dia de provas ficou marcado pela inversão total de resultados. No final, o Bettersof/Bicasco de Luis Santos, Rui Duarte e Pedro Vilela acabou por vencer a competição à frente de Fernando Bello, António Gois e Martim Soares Franco (2º). O Quebramar – que tem na tripulação Gonçalo Esteves, Administrador-geral da empresa que dá nome à embarcação, com Rui Brites e o olímpico Álvaro Marinho, ficou em terceiro lugar.
Luís Santos não escondia a satisfação pela vitória: Foram regatas excelentes. Conseguimos andar sempre no grupo da frente. Apanhámos bons ventos. Hoje apanhámos cerca de 25 nós. Tivemos adversários muito fortes mas vencemos.
Na classe ANC Regata Alpen a vitória ficou na mão de Luís Matos, skipper do Altitudes II, enquanto na Regata do Clube Naval de Cascais Classe HCNC o primeiro lugar foi para a prata da casa, o 3 Marés de Nuno Fonseca.
Está assim cumprida mais uma edição do Cascais Vela 2010 que contou com a participação de 350 velejadores, organização do Clube Naval de Cascais e apoio das empresas Quebramar, Alpen, Chivas, Águas Vimeiro, Sumos Hero, Jeep e LOccitane.
Cascais Vela 2010: Velejadores Olímpicos dão trunfos
0
Partilhe