Cascais recebe a Rolex TP52 World Championship 2022

0

Durante esta semana, Cascais será palco do Rolex TP52 World Championship, o campeonato do mundo de uma das mais emblemáticas e profissionais frotas de vela, a classe TP52.

De 20 a 25 de junho, nove barcos, de seis nacionalidades diferentes e tripulados por alguns dos melhores velejadores mundiais – onde se contam campeões do mundo e medalhados olímpicos, competirão nas águas de Cascais pelo título mundial, numa batalha que se adivinha ser muito renhida – estarão presentes três das equipas que anteriormente já conquistaram o título: Quantum Racing, Platoon e Sled.

O Rolex TP52 World Championship 2022 começará com um dia oficial de treinos, segunda-feira, 20 de junho, seguindo-se cinco dias de regatas, de 21 a 25 de junho, em que serão realizadas até dez corridas. Para além de ser um campeonato do mundo, esta prova também faz parte do calendário mundial das 52 Super Series, circuito constituído por 5 etapas, estabelecido como o principal campeonato Grand Prix de iates monocasco, liderado atualmente pelos americanos Quantum Racing, com 19 pontos, seguidos da equipa alemã Platoon, com 26 pontos, e da equipa Phoenix, da África do Sul, a fechar o pódio provisório com 27 pontos.

Esta particularidade de ser não só um campeonato do mundo, como também uma prova de um circuito, faz com que a estratégia seja distinta, como refere Ed Reynolds, diretor da equipa Quantum Racing: “Temos que mudar um pouco a nossa estratégia porque neste campeonato um segundo ou terceiro lugar não é suficiente para nós: queremos vencer. É a única prova em que temos que arriscar um pouco mais, temos que ser mais agressivos e é realmente emocionante”.

O velejador português Bernardo Freitas, diploma olímpico nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012, integrará a equipa técnica, como “local advisor”, do Team Alegre, equipa inglesa que neste momento se encontra em 5º lugar, com 43 pontos.

É a quinta vez que os TP52 irão navegar em Cascais, naquela que é considerada a meca portuguesa de vela, louvada pelos velejadores internacionalmente pela combinação de ventos fortes e ondas do Atlântico.
Segundo Bernardo Corrêa de Barros, Presidente da Visit Cascais / Cascais Tourism BoardCascais tem muito orgulho em acolher mais uma vez o mais prestigiado circuito de vela monocasco, a 52 Super Series. Estamos encantados que os velejadores amem as nossas águas, isso faz de Cascais um dos locais de vela mais prestigiados do mundo, não só pelas condições climatéricas, mas também por tudo o que Cascais tem para oferecer”.

Este campeonato conta com os apoios do Turismo de Portugal, Visit Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais, Cerveja Sagres e Vista Alegre. Conta ainda com a certificação da Sailors For The Sea – Portugal, uma associação não governamental que contribui para a sustentabilidade dos oceanos e mares.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta