Terminou no passado domingo, dia 1, mais uma edição Cascais Vela, campeonato que há mais de duas décadas cobre anualmente a Baía de Cascais de barcos no final de agosto, juntando mais de 200 velejadores, distribuídos por cinco classes.
Na sexta feira foi o primeiro dia de regatas para as classes ORC e J70, enquanto que os Finn, SB20 e NHC, só se juntaram no fim de semana, disputando-se um total de 36 regatas ao longo destes três dias, todas elas com vento médio forte.
Nos cruzeiros, o grande vencedor em NHC – Regata Marina de Cascais foi o Funbel/Nacex, de António Noronha. Já nos ORC, Eagle I, de António Domingues, venceu os ORC B e Xekmatt, de Hugo Barrier Henrique, a classe ORC A, tendo ganho ainda o Troféu Pedro Mendonça, entregue ao vencedor da regata costeira disputada no sábado.
Nas classes de vela ligeira – J70, SB20 e Finn -, a vitória foi disputada até ao fim, tendo o primeiro lugar de qualquer uma destas classes sido assegurado por apenas três pontos ou menos.
Nos J70 – Desafio NacionalGest, que se estrearam nesta edição, os vencedores foram a Solyd Sailing Team, de Vasco Serpa, Paulo Manso, Bernardo Plantier e Gonçalo Lopes, depois de 8 regatas.
Nos SB20 – Desafio Astara, a luta foi também bastante renhida, com o barco Xcellent, de John Pollard, com os portugueses Santiago Sampaio e Pedro Costa, a assegurar a vitória depois de vencer a última regata do campeonato.
Já na classe Finn, Jorge Pinheiro de Melo venceu quatro das cinco regatas disputadas, conquistando assim o primeiro lugar da classificação.
Para além da atividade desportiva, o Cascais Vela contou ainda com um programa de atividades paralelas preenchido em terra e no mar: todos os dias houve um convívio no clube após as regatas patrocinado pela Cerveja Sagres e Opção Global – Normas e Sinais; a Sailors For The Sea, organizou uma limpeza subaquática que recolheu mais de 100kg de lixo, e, atribuiu o nível de platina – o segundo mais alto -, ao nível de sustentabilidade da prova; e no sábado à noite foi a vez de entrar em palco a mítica festa Bye Bye Summer, que reuniu centenas de pessoas no Clube Naval de Cascais até quase de madrugada, numa “despedida do verão” já tradicional, que celebrou este ano o seu 23º aniversário.
Para Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal de Cascais – um dos principais patrocinadores do campeonato – “as festas do mar e as festividades do Clube Naval de Cascais, seja a mítica a festa Bye Bye Summer, como o grande campeonato Cascais Vela, são o coroar do final de agosto e é sinónimo que é possível coincidir as festas da Vila de Cascais com a atividade do clube, o que trás dinâmica e vivacidade à nossa Vila”.
A prova contou ainda com o apoio do Turismo de Portugal, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais, Astara, NacionalGest e da Vista Alegre, que proporcionou os prémios para os primeiros classificados.