Cascais recebe, de 12 a 20 de Setembro, a segunda etapa do circuito europeu de MOD70 foi apresentada em conferência de imprensa no Clube Naval de Cascais. A prova, que decorre entre 12 e 20 de Setembro, em águas cascalenses trará a Portugal os espetaculares trimarãs de 70 pés e tripulações de classe mundial.
A etapa de Cascais tem alguns atrativos especiais como uma Volta a Portugal, uma fantástica regata costeira com largada de Cascais e passagem por Lisboa e regatas curtas na Baía de Cascais, que serão, por certo, emocionantes para o público e desafiantes para as tripulações de seis elementos dos cinco MOD70.
Depois do início em Kiel, na Alemanha, o circuito europeu de MOD70 passa por Dublin, na Irlanda e terá o final da segunda etapa em Cascais. A frota larga de Portugal a 20 de Setembro para Marselha, França.
Nos anos mais recentes realizaram-se em águas cascalenses, entre outros, os Campeonatos do Mundo de Classes Olímpicas, a Audi MedCup, as Americas Cup World Series, etapas do World the Match Racing Tour e a Europa WarmUp em IMOCA 60. No entanto, o circuito europeu de MOD70 promete uma série de acontecimentos completamente espetaculares capazes de atrair os amantes da vela e do desporto em geral.
A Volta a Portugal, será uma regata com dois dias de duração e leva a frota a rondar uma boia ao largo da cidade do Porto, outra boia a Sul junto ao Cabo de São Vicente, com final em Cascais.
Entre os skippers e tripulações em competição estão Michel Desjoyeaux no FONCIA, duas vezes vencedor da Vendée Globe, Stève Ravussin no Race for Water, Sébastien Josse no Groupe Edmond de Rothschild, Yann Guichard no Spindrift racing e Sydney Gavignet no Musandam – Oman Sail.
Na conferência de imprensa marcaram presença Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Hervé Favre, da organização do circuito MOD70, e Francisco Geraldes, diretor do Clube Naval de Cascais.
Programa de Cascais
12 Setembro: Previsão de chegada de Dublin da 2ª etapa
13 Setembro: Dia de Descanso
14 Setembro: Cascais Speed Match
15 Setembro: Cascais City Race
16 Setembro: Cascais City Race
17 Setembro: Largada Volta a Portugal
18 Setembro: Final Volta a Portugal
19 Setembro: Dia de Descanso
20 Setembro: Largada da 3ª etapa – Cascais / Marselha
Hervé Favre, MOD70 European Tour:
A chegada a Cascais vai ser marcante para o circuito europeu de MOD70. Provavelmente, as tripulações ficarão felizes com o calor do sul do continente depois da passagem pelo norte da Escócia e do Fastnet.
Não quer dizer que seja um programa de descanso, já que haverá uma regata costeira de Cascais para Lisboa, dois dias de City Match e Speed Races. Antes há uma Volta a Portugal, que leva os barcos ao Porto, ao Cabo de São Vicente e chegada em Cascais. Estou certo que a experiência do Clube Naval de Cascais e a fama mundial da Vila, habituada a receber grandes eventos de vela, vai complementar na perfeição com o esforço dos velejadores.
Stève Ravussin, skipper do Race For Water:
As condições meteorológicas ao largo de Portugal e, em particular, em Cascais são muito boas para a prática da vela. Estou desejoso de regressar a um local que conheço bem. Ao clima ameno alia-se o entusiasmo dos cascalenses, a experiência do Clube Naval de Cascais na organização de grandes eventos e a beleza da Vila são a garantia de um excelente stopover. O programa é atractivo e a competição será espectacular.
Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais:
Cascais dá as boas-vindas aos MOD70. É mais um evento de classe mundial que vem a águas cascalenses. A grande maioria das classes já tinha passado pelo nosso campo de regatas, faltavam os MOD70. A presença de alguns dos melhores velejadores do mundo é também importante para os nossos jovens atletas que têm oportunidade de ver e aprender com os seus ídolos. A partir de agora, a classe MOD70 está ligada a Cascais e será nossa embaixadora.
Francisco Geraldes, diretor do Clube Naval de Cascais:
É uma honra para o Clube Naval de Cascais receber os MOD70 nas nossas águas. Este evento é igualmente especial porque vai permitir que o resto do país tenha a possibilidade de ver estes magníficos barcos, porque há uma regata que vai ao Porto e ao Algarve.
A estada em Cascais será a mais longa das quatro que constam no programa que leva os MOD70 de Kiel, na Alemanha até Itália, num tour que percorre mais de 5 mil milhas e visita cinco países.