Um novo projeto de desenvolvimento para proporcionar o melhor ambiente para expositores e visitantes
Durante a 46ª edição do Cannes Yachting Festival a direção do organizador do evento RX France apresentou aos expositores seu projeto de layout para o próximo setembro de 2024. O grande plano de renovação e modernização do Vieux Port que a cidade de Cannes e o novo operador portuário, Marina Vieux Port de Cannes (MVPC), está a realizar significa que certas áreas terrestres e aquáticas atualmente localizadas no Vieux Port terão a ser modificado, resultando na criação de novas áreas em Porto Canto.
A cidade de Cannes confiou a concessão do Vieux Port de Cannes ao consórcio Marina Vieux Port de Cannes (que reúne IGY Marinas e Fayat) em 2022 por um período de 30 anos. Neste âmbito, lançou um grande projeto de renovação e modernização do Vieux Port, que terá início em 2024 e terminará no final de 2026. O projeto de modernização do Vieux Port terá impacto na parte sul do Jetée Albert Edouard e no lado norte/oeste da entrada do porto, a zona de acostamento e o parque de estacionamento Max Laubeuf, situado em frente, a sul/oeste da entrada do porto.
Desde o primeiro trimestre, a direção da RX France, a diretora do boat show Sylvie Ernoult e as equipas técnicas têm trabalhado com a cidade de Cannes e a MVPC para projetar um layout novo e ideal que seja adequado ao salão náutico durante a execução dos trabalhos.
Porto Canto ampliado
Para substituir áreas que não poderão ser utilizadas no Vieux Port durante o período de obras, serão criadas duas novas grandes áreas no Porto Canto: a Área Mega Yachts , para embarcações de grande porte até 55 m, e a Área Small Boats , para pequenas embarcações de 8 metros.
Estas duas novas áreas e a adição de uma nova travessia farão com que todo o Porto Canto forme um percurso circular e os visitantes possam passar facilmente de um cais para outro. Quatro grandes setores serão agora reunidos no Porto Canto: a Área de Vela e a área de Yacht Brokerage & Toys, que já existem há vários anos, e a novíssima Área de Mega Yachts e Área de Pequenas Embarcações .
A nova Mega Yachts Area acomodará barcos exibidos pelos grandes construtores de iates do evento. Localizado no final do Jetée du Phare (no lado oeste da entrada do porto), proporcionará um terreno de 1.500 m2 em linha com o até agora presente no Vieux Port com um espaço na água criado para acomodar cerca de quinze barcos de 30 a 55 m de comprimento.
Já a nova Área de Pequenas Embarcações será composta por 1.700 m² de área em terra e mais de 380 metros lineares de cais que poderão acomodar mais de 90 pequenas embarcações de 8 a 11/12 m de comprimento. A exibição dentro da água já impressiona, pois será a primeira vez que um número tão grande de pequenas embarcações será reunido no mesmo cais da mostra, proporcionando assim uma visibilidade ainda melhor para a diversão dos visitantes. Está em linha com a criação da nova marina dedicada às pequenas embarcações localizada no coração do Vieux Port em 2023 e acolherá também todas as pequenas embarcações do Quai Max Laubeuf (muitas das quais estão expostas em terra).
Um Porto Vieux em transição
As instalações do Cannes Yachting Festival no Vieux Port evoluirão ao longo dos três anos que as obras durarão, dependendo do espaço disponível. Em 2024, o Quai Max Laubeuf continuará a acomodar uma ampla seleção de barcos a motor de 10 a 20 metros e cerca de vinte catamarãs a motor. O Jetée acomodará iates de grande porte a partir de 22 m de comprimento sem espaço em terra e a Extensão Super Yachts permanecerá com seus barcos de grande porte. O acesso dos visitantes poderá ser feito através de um novo caminho ao longo do canteiro de obras do cais e de uma travessa que será ligeiramente deslocada e ajustada para se adequar à nova configuração. As demais áreas do Vieux Port permanecerão disponíveis e utilizáveis (ou operáveis) em condições semelhantes às dos anos anteriores.
Conexões Porto Vieux – Porto Canto Mar
Será mantido o serviço de transporte marítimo entre os dois portos, que todos os expositores e visitantes podem utilizar, com vários pontos de partida e chegada em cada lado da Croisette para facilitar a passagem de um porto ao outro e facilitar a visita à feira.