A primeira fase de candidatura para a certificação de Estações Náuticas em Portugal (ENP) já arrancou. A sessão de apresentação e lançamento do processo de certificação das ENP realizou-se na última quinta-feira, dia 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand do Turismo de Portugal.
A iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e do Presidente da Fórum Oceano, António Nogueira Leite.
Na sessão, que contou com casa cheia, entre membros do Grupo Dinamizador Portugal Náutico, representantes de autarquias, entidades regionais de turismo, empresas, associações e instituições de ensino superior, participaram ainda a Campeã Mundial de Bodyboard, Teresa Almeida, e o surfista Hugo Vau, que surfou recentemente uma onda que aguarda o reconhecimento de maior onda do mundo já surfada. Os atletas aceitaram o convite para serem os primeiros embaixadores das Estações Náuticas de Portugal.
A Docapesca, enquanto associada da Fórum Oceano e membro do Grupo Dinamizador Portugal Náutico, também se associou à sessão de apresentação, encerrando a iniciativa com uma ação de promoção do carapau, uma espécie de baixo valor comercial, abundante na costa portuguesa e rica em ómega-3.
A primeira fase de candidatura termina no dia 30 de junho de 2018. Até lá, os organismos interessados em avançar com a certificação de Estações Náuticas deverão apresentar a sua candidatura, preenchendo o formulário disponível no website da Fórum Oceano, que é a entidade responsável pela certificação.
O acompanhamento, análise e avaliação dos processos de candidatura para a certificação das ENP é da responsabilidade de uma Comissão de Avaliação composta por um conjunto de entidades representantes da administração pública central e local, operadores marítimo-turísticos e outras entidades representativas do setor.
O processo de certificação tem um custo de mil euros para as candidaturas coordenadas por associados da Fórum Oceano e de 2 mil euros para as restantes.
Beneficiando da participação da Fórum Oceano na FEDETON – Federação Europeia de Destinos de Turismo Náutico, as Estações Náuticas certificadas integrarão a rede Europeia de Estações Náuticas.
Fórum Oceano alarga portefólio de associados
Após a sessão de apresentação do processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal, decorreu uma reunião da Direção da Fórum Oceano, na qual foram admitidos dois novos associados: SONAE CENTER SERVIÇOS II, SA e OCEANPTEVENTS, SA.
Recorde-se que a SONAE lidera atualmente o projeto mobilizador ValorMar, do qual a Fórum Oceano é parceira, que visa a valorização de recursos marinhos, através da investigação, desenvolvimento e demonstração de novos produtos e da melhoria de processos produtivos através do desenvolvimento de novas tecnologias.
A OCEANPTEVENTS é uma empresa que se dedica à organização de eventos desportivos náuticos. Detém, desde 2013, os direitos para a representação, organização e promoção dos Projetos WSL (World Surf League) em Portugal. Esta concessão surge no seguimento das recentes alterações ao modelo de gestão do surf internacional, o qual passou a ser detido exclusivamente pela WSL.