Mike Davis |
Organizado pela Associação Nacional de Cruzeiros e pelo Iate Clube da Marina de Portimão, com o apoio do Clube de Vela de Lagos, decorreu de 16 a 20 de Agosto de 2006 em Portimão, Algarve, o VIII Campeonato Nacional de Cruzeiros, que teve o patrocínio da Marina de Portimão, do Hotel Tivoli Arade e da Câmara Municipal de Portimão. Este Campeonato Nacional admitia barcos de cruzeiro com os sistemas de abono de tempo das classes ANC e IRC e contou com a participação de 26 tripulações, de todo o país.
O primeiro dia foi preenchido com a confirmação das inscrições e medições dos barcos concorrentes, com vista à correcta aplicação dos Certificados de Medição, que tornam compatíveis a competição dos diversos tipos de barcos participantes.
Blaus 3 |
O dia 17 foi o primeiro dia de regatas, preenchido com duas regatas técnicas, em percursos entre balizas frente à Praia da Rocha, com ventos fracos do quadrante Oeste e Sudoeste, com velocidades entre os 6 e 9 nós, que deram lugar a duas regatas, disputadas com grande nervosismo. O D. PEDRO HOTELS / GENERALI e o COMPLOT II, respectivamente na classe IRC e ANC venceram a 1ª regata. Na segunda regata o panorama mudou, o MIKE DAVIS em IRC e o BLAUS 3 em ANC ganharam e já começavam a mostrar ter ultrapassado o nervosismo inicial.
No segundo dia de regatas, o dia 18, o vento aumentou um pouco, e houve lugar a mais duas regatas excelentemente disputadas. No final do dia, na classe IRC, com quatro regatas disputadas, deu-se uma inversão na classificação geral, tendo o “MIKE DAVIS” de Delmar Conde passado para a liderança da prova, seguido do “QUEBRAMAR / CIDADE DE LAGOS” de Filipe Santos, e do “D. PEDRO HOTELS / GENERALI” de Paulo Ramada que antes era o primeiro. Na classe ANC, consolidaram-se posições, mantendo-se os lugares de ontem: 1º “BLAUS 3” de Luís Veríssimo, 2º “COMPLOT II” de Raul Xavier, e 3º “TERRA INCÓGNITA VII” de António Fontes. Foi também disputado o Troféu Câmara Municipal de Portimão, que contou com os seguintes vencedores: “MIKE DAVIS” na classe IRC e “COMPLOT II” na classe ANC.
No terceiro dia de prova, foi realizada a regata costeira, com largada de Portimão, rondagem de duas balizas, uma frente a Lagos e outra em Alfanzina, e chegada na barra de Portimão. Com vento de feição que veio sempre em crescendo tendo chegado no final da regata aos 25 nós, esta foi uma regata que alterou algumas das posições, foi tacticamente muito diferente das anteriores, tanto em mareação, como em manobra e duração, pois o vento manteve-se do quadrante sudoeste e para vencer as 22 milhas náuticas do percurso os barcos demoraram entre 3 e 5 horas. Em IRC o “MIKE DAVIS” foi o vencedor, enquanto que em ANC o mérito foi do “GOLD FIN”. Foram também disputados os Troféus “Marina de Portimão” para a classe IRC, que ganhou o “MIKE DAVIS” e “Hotel Tivoli Arade”, que foi ganho pelo “GOLD FIN”.
No último dia da prova estava prevista mais uma regata, que iniciou à hora prevista, mas os ventos inconstantes em intensidade e sempre a mudar de direcção tornaram impossível a realização de uma regata justa, o que levou a Comissão de Regatas a anular a regata e dar por terminado o VIII Campeonato Nacional de Cruzeiros.
A classificação geral ficou ordenada da seguinte forma:
Na classe IRC o “MIKE DAVIS” de Delmar Conde, sagrou-se Campeão Nacional, em 2º ficou o “QUEBRAMAR / CIDADE DE LAGOS”, e em 3º “D. PEDRO HOTES / GENERALI”.
Na classe ANC o Campeão Nacional foi o “BLAUS 3”, de Luís Veríssimo, seguido do “COMPLOT II” e do “GOLD FIN”.
No final do dia, decorreu em clima de grande festa e alegria a cerimónia de entrega de prémios no Hotel Tivoli Arade, em que os participantes foram unânimes no elogio à organização de mar e de terra, e considerarem ter sido este um campeonato extremamente exigente e competitivo. Ficou a promessa da organização de, para o próximo ano, ser realizada a IX edição no mesmo local e na mesma época!