– O Dinamarquês Peter Wibroe é o novo Campeão Europeu
– Equipa STAP / Aigle Rui Bóia termina no 9º lugar
O campeonato Europeu da Eurosaf em Sopot, Polónia, realizado no final de Julho, confirmou a boa forma da equipa Stap / Aigle / Rui que terminou em 9º lugar conseguindo superar três adversários que estão numa posição superior no ranking mundial.
Uma evolução positiva
A prestação da equipa portuguesa foi melhorando ao longo do campeonato. No primeiro dia apenas conseguiram vencer 1 das 5 regatas disputadas. No segundo dia venceram 3 regatas e perderam outras 3. No último dia para disputar o 9 e 10 lugar conseguiram a vitória frente ao velejador local Marek Stanczyk.
Segundo Rui Bóia, o responsável pela equipa, …O campeonato foi muito disputado. O primeiro round-robin acabou com quatro equipas empatadas com 5 vitórias e outras 4 empatadas com apenas menos 1 ponto. Foi apenas por uma regata que a equipa portuguesa não conseguiu passar para a fase seguinte e o primeiro dia revelou-se realmente penalizador para a nossa equipa…
A equipa Portuguesa teve ainda uma das maiores ovações da noite durante a cerimónia de fecho do campeonato, revelando que as equipas que estavam presentes tinham gostado da prestação Portuguesa tanto em terra como no mar.
Objectivo Top 50
Com esta prestação o objectivo de entrar no top 50 do ranking mundial não deve ser alcançado, no entanto, a equipa Portuguesa espera que as boas prestações que tem tido permitam participar em mais campeonatos importantes e melhorar a sua classificação actual.
A palavra à tripulação
Segundo Rui Bóia …Temos potencial para dificultar as equipas de topo e todos os apoios que nos dão são importantes para alcançar esse objectivo. Agradeço à federação e aos patrocinadores o apoio que nos deram para participar neste campeonato.
Começamos muito mal o campeonato, mas o bom entendimento da equipa ajudou a superar as dificuldades. O Rui, o Rúbrio e o Duarte portaram-se todos muito bem e fizeram com que funcionássemos bem em equipa.
O barco era difícil mas revelou-se muito interessante, as regatas foram muito disputadas e penso que numa próxima edição podemos melhorar a nossa prestação e lutar por um lugar mais à frente.
Para Rui Coelho (trimmer e táctico) …Apesar do 9 lugar obtido, este campeonato foi bastante positivo e encorajador para o futuro da equipa. Nos dias finais conseguimos bater-nos de igual frente a algumas das melhores tripulações mundiais e por isso ficamos bastante motivados. Nesta fase é bastante importante que o apoio dos patrocinadores se mantenha e que permita que realizemos mais campeonatos de elevado nível no estrangeiro.
Rúbrio (piano) …Acho que todas as posições que podíamos obter eram positivas não só porque éramos o último do ranking, como penso que éramos a tripulação menos experiente, a prestação foi positiva, pena demorarmos algum tempo a nos adaptarmos ao barco, mas é sempre a aprender, e nesse aspecto foi muito bom. Levamos o espírito Luso, para a água e para terra e resultado disso foi o forte e sentido aplauso que recebemos na entrega de prémios. Obrigado equipa Stap/Aigle- Rui Bóia.
Duarte (proa da tripulação) …Estamos a entrar numa fase onde este tipo de eventos são muito importantes para a evolução da equipa. É importante confrontarmo-nos com estas equipas de alto nível no sentido de aprender o mais possível. O resultado neste campeonato não foi brilhante mas penso que faz parte deste processo de aprendizagem. Estamos a tentar levar a equipa para um nível mais alto e os resultados não aparecem sem esforço (e derrotas). Aproveito para agradecer aos nossos patrocinadores pois sem eles a presença nestes campeonatos não é possível.
Para saber mais:
www.boiamatchrace.blogspot.com ou em www.yachting.com.pl