Decorreu entre os dias 23 e 27 de novembro, em Omã, o Campeonato do Mundo da Classe RS Venture, uma nova classe de vela adapta.
26 barcos de 15 nacionalidades disputaram o apuramento para as finais na categoria “2 Sailors with a Minimal Disability”. A equipa portuguesa alcançou o apuramento, vencendo a última regata das eliminatórias, o que lhes permitiu competir na final pela vitória com a Polónia, Suécia, França, Grécia e Canadá.
A excelente prestação da dupla de velejadores Pedro Câncio (Clube Naval de Cascais) e Guilherme Ribeiro (Iate Clube Marina de Portimão) permitiu que subissem ao pódio na terceira posição, depois dos vencedores polacos, Piotr Cichcoki e Olga Gornas-Grudzien, e da equipa grega formada por Vasilis Christoforou e Theodoros Alexas.
A equipa portuguesa foi acompanhada pelo treinador Luís Brito, coordenador do projeto Vela Solidária, e contou com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, da Associação Portuguesa da Classe Hansa, da Câmara Municipal de Cascais e da Câmara Municipal de Portimão.