Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário

0

ROFF/Tempo-Team conclui a 41ª edição da Solitaire du Figaro
Acabado de chegar à classe Figaro, velejador português consegue resultados de mérito Francisco Lobato entrou no porto de Cherbourg-Octeville na 25ª posição, sendo o 2º Bizuth (iniciado) a concluir a quarta etapa da 41ª edição de La Solitaire du Figaro, uma das regatas mais importantes do Campeonato Francês de Vela Oceânica em Solitário. Foram necessárias 57h 37m e 37s para percorrer o percurso de Kinsale a Cherbourg-Octeville. Se não fosse o resultado da 1ª etapa da Solitaire du Figaro, a posição de Francisco Lobato na classificação geral seria ainda mais surpreendente do que aquela que o velejador português conseguiu, ao terminar esta noite a quarta e última etapa da competição: Lobato ficou em 36º lugar, mas foi o quinto melhor Bizuth (iniciado) numa competição onde conseguiu fazer frente aos velejadores mais experientes e terminar duas etapas no top 10 mundial.
Logo após a chegada, o velejador português comentou a prova: “Cheguei a Cherbourg, no canal da Mancha. Esta foi uma regata com pontos muito bons e pontos menos bons. Comecei a regata muito bem, no percurso da Baía de Kingsale, em terceiro lugar. Até ao Farol de Fastnet perdi alguns lugares. Depois, até França, recuperei, passei a costa francesa em quinto lugar. Foi óptimo. Mas, no resto da regata houve várias oscilações de vento, não aproveitei bem estas oscilações, fiz alguns erros, perdi lugares, recuperei…”. “No fim não cheguei tão bem como nas outras etapas, mas ainda assim, no grupo da frente”, acrescenta Francisco Lobato, concluindo: “Chegou ao fim a Solitaire, agora a próxima regata é a Cap Istanbul. Estou com vontade de descansar mas também de fazer a próxima regata. Fazer uma prova mais homogénea em termos de resultados. Sei que mais uma vez nesta consegui recuperar, estar nos lugares da frente, e acho que isso é muito importante para o futuro.”
Na sua 41ª edição, a frota da Solitaire du Figaro é maioritariamente francesa contando entre os 44 concorrentes com um velejador franco-suíço, um inglês, um franco-alemão e o português Francisco Lobato.
Após uma 1ª etapa azarada, o ROFF/Tempo-Team de Francisco ganhou asas e, na segunda etapa, cortou a linha de chegada do porto de recreio de Moulin Blanc, em Brest, no 6º lugar da geral e 1º Bizuth, uma posição notável para um recém-chegado à classe Figaro. Na terceira e quarta etapa, Francisco conseguiu sempre ser o segundo melhor Bizuth mas o começo menos auspicioso da Solitaire não fez reflectir na pontuação final o desempenho notável do solitário atleta luso que se aventura em águas francesas.
Francisco Lobato aponta agora baterias para o próximo desafio – a Regata La Cap Istanbul.
Lugares obtidos pelo ROFF/Tempo-Team
1ª Etapa – 45º da Geral / 8º Bizuth
2ª Etapa – 6º da Geral / 1º Bizuth (melhor prestação)
3ª Etapa – 9º da Geral / 2º Bizuth
4ª Etapa – 25º da Geral / 2º Bizuth
Classificação geral (resulta do acumulado dos tempos feitos nas 4 etapas e ainda é anterior à vista do Júri)
36º da Geral e 5º Bizuth

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta