A Associação Regional de Vela da Madeira, com o apoio do Iate Clube Quinta do Lorde e da Marina do Funchal, anuncia a realização do Campeonato da Madeira de Cruzeiros, época 2006.
A prova que será disputada ao longo de 4 dias, terá início a 14 de Junho com a realização de duas regatas técnicas Barlavento / Sotavento, regatas que terão lugar na baía do Caniçal.Para o dia 16, a organização preparou uma regata offshore, com largada no Caniçal, com bóias de rondagem nos Reis Magos, Ponta de São Lourenço e linha de chegada, novamente, na baía do Caniçal.
A Regata das Desertas terá lugar no dia seguinte, 17 de Junho, com a frota a largar na baía de Santa Cruz, regressando, após rondagem de bóia montada em frente à Deserta Grande, à baía do Caniçal, terminando dessa forma uma regata que se prevê, como sempre, muito animada e disputada.
Para o último dia de prova, a organização leva a efeito a terceira e última regata técnica, regata que terá lugar, igualmente, na baía do Caniçal.
As inscrições para o Campeonato já se encontram abertas, podendo os interessados fazer o download do Anúncio de Regatas e respectiva ficha de inscrição no site da ARVM www.arvm.pt, ou directamente na sede daquela Instituição ou ainda pelo telefone 291 224970.
Para se inscreverem no Campeonato, os armadores / skippers das embarcações, além de terem de possuir o certificado IRC válido para 2006, deverão garantir, entre outras exigências, que todos os tripulantes têm Licença Desportiva para 2006.
Quanto às facilidades previstas para os concorrentes inscritos no referido campeonato, a organização, com o apoio do Iate Clube Quinta do Lorde, oferece a todas as embarcações o lugar de Marina na Quinta do Lorde, para os dias de regata.
Além deste incentivo à participação na prova, a ARVM garantiu que todos os iates, que cumpram pelo menos 80% das provas do campeonato e que tenham uma classificação diferente de DNC (did not compete), beneficiarão de um apoio em serviços, oferta da Marina do Funchal.
Quanto ao sistema de classificação a ser usado nesta prova, Francisco Trigo, Director Técnico da modalidade e Director desta prova, confirmou que o sistema a ser usado será o IRC, sistema que pretendemos implementar na Região. Para este director o sistema, que foi utilizado, por exemplo, na regata Internacional de Canárias, tem tido bastante aceitação junto dos armadores / skippers regionais. Para os que ainda não renovaram o IRC para o presente ano, Francisco Trigo deixa o alerta para a necessidade de o fazerem atempadamente, e que, para tal, poderão dirigir-se à sede ARVM onde serão feitos os pedidos de renovação junto da ANC.
Finalmente, destacamos a cerimónia de entrega de prémios que terá lugar nas instalações da Marina Quinta do Lorde, pelas 19:00, no decorrer dum Pôr do Sol.
As três primeiras classificadas na Classe IRC terão direito a prémio bem como a primeira embarcação constituída por tripulação feminina.