A U SAFE, um equipamento de salvamento controlado de forma remota, inteiramente inventado, desenvolvido e fabricado em Portugal, está nomeado para um prémio internacional de inovação, na categoria “Segurança Humana”, distinguindo-se entre mais de 2.100 candidaturas de âmbito mundial. O anúncio foi feito em Nova York, com vista aos CES Innovation Awards 2023, o mais influente evento de inovação tecnológica do mundo, que decorre de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas.
Desenvolvida pela empresa portuguesa Noras Performance, com o objetivo humanitário de preencher a lacuna existente nos meios de salvamento no mar, a U SAFE é uma boia autopropulsionada, controlada remotamente, projetada para ser um “robot aquático” rápido e preciso, capaz de alcançar, de forma eficaz, uma pessoa em perigo.
Sendo já utilizada em várias marinhas e guardas costeiras de todo o mundo, a mais importante vantagem da U SAFE reside na capacidade de possibilitar resgates nas condições mais adversas, com o mar agitado ou zonas rochosas, evitando que, tanto o socorrista como a embarcação, corram perigo. Foi concebida para uma utilização simples e intuitiva, de forma a permitir que qualquer pessoa, mesmo sem treino prévio, realize um resgate, lançando a boia a partir de terra, de embarcações ou de meios aéreos.
De acordo com Jorge Noras, CEO e Fundador da Noras Performance “Após sermos reconhecidos em 2019 como o melhor produto na Indústria Naval Mundial, é uma grande honra e um marco muito importante para a U SAFE sermos agora considerados como um dos melhores Produtos Tecnológicos para a Segurança Humana. Temos muito orgulho em ajudar a resolver problemas do mundo real, utilizando tecnologia avançada para desenvolver soluções simples com aplicações globais. A U SAFE provou ser uma solução extremamente fiável com um histórico operacional notável.”
Este inovador produto português, que está a despertar grande interesse a nível internacional, estará em exibição no Booth 9863, Hall Robotics, de 5 a 8 de Janeiro em Las Vegas, NV.