Blue Innovation Dock na boot Düsseldorf 2025: tecnologias de ponta, diálogo empresarial e político

0

A boot Düsseldorf (18 a 26 de janeiro de 2025) reflete o mercado internacional de barcos à vela e iates a motor, pranchas de surf e equipamentos de mergulho, bem como os desenvolvimentos tecnológicos na indústria náutica.

Para permitir uma troca entre especialistas de negócios, sociedade e política, a boot Düsseldorf e a European Boating Industry (EBI) conseguiram atrair vários especialistas internacionais para o Blue Innovation Dock, promovido pelo Beneteau Group e apoiado pela Sanlorenzo Yachts, no Hall 10. O programa para visitantes profissionais e entusiastas de desportos náuticos interessados começa em 18 de janeiro às 11:00 com a sessão de abertura, na qual políticos alemães e da UE apresentarão a importância da navegação e dos desportos náuticos para a economia. O palestrante principal Bruno Thivoyon, CEO do French Beneteau Group, apresentará os desafios que os fabricantes de barcos enfrentam hoje com ideias inovadoras. O seu tópico é “A sustentabilidade só terá sucesso se melhorar a experiência do cliente”. O painel subsequente discutirá as prioridades económicas e políticas para a União Europeia e a indústria náutica até 2030 e formulará demandas claras.

No segundo dia do boot 2025, 19 de janeiro, a palestrante principal será Emily Penn, a embaixadora marinha conhecida por seus apelos empáticos e inspiradores ao público. Penn discutirá planos para um futuro sustentável em uma discussão com jovens profissionais da indústria.

Na segunda-feira, 20 de janeiro, o programa concentra-se inteiramente no turismo náutico e marinas. O palestrante principal aqui é o conhecido professor e pesquisador sueco Stefan Gössling, cujo extenso trabalho de pesquisa lida com os impactos ambientais do turismo e do transporte. As suas descobertas oferecem perspetivas valiosas para promover a sustentabilidade nos setores de marina e turismo náutico.

Em 21 de janeiro, a proposta contará com jovens startups. Elas farão uma apresentação para um júri de especialistas do setor e investidores e apresentarão seus desenvolvimentos inovadores para implementar a sustentabilidade. Isso será moderado por Gabbi Richardson, fundadora da rede de startups Yachting Ventures. O diretor da boot, Petros Michelidakis, está particularmente ansioso por esta sessão e seu palestrante principal: “Luca Bassani é um visionário para design de iates e industrial e arquitetura de interiores. Tenho certeza de que ele inspirará o público com suas ideias. A sua empresa Wally, apresenta design de barco moderno e inovador por excelência no hall 6 da boot.”

Quarta-feira, 22 de janeiro, é o dia do design, iates e superiates em leilão. Entre outros, o moderador Marcus Krall receberá o palestrante principal Professor Fernando Fastoso. O professor uruguaio de ‘Gestão de Marcas de Luxo e Alta Classe’ na Universidade de Ciências Aplicadas de Pforzheim está investigando o mercado de luxo em mudança. Ele discutirá a crescente importância da sustentabilidade no desenvolvimento de marcas no setor de luxo e mostrará que os consumidores de hoje não estão apenas buscando exclusividade, mas também produtos que sejam eticamente e ecologicamente responsáveis. O tópico quente do foiling também será uma questão-chave em um painel de discussão.

Na quinta-feira, 23 de janeiro, os palestrantes abordarão os desafios do amanhã. A palestrante principal é Anna Goldhofer. Ela apresentará a importância dos princípios da economia circular em vários setores, incluindo a construção de barcos. Com base em sua experiência na BMW e na Critical Friends, ela apresentará estratégias para reduzir o impacto ambiental.

A interação entre a digitalização e novas tecnologias será apresentada pelos engenheiros italianos Francesco Belvisi e Marco Calatroni, entre outros, com seu projeto Nugae como palestrantes principais em 24 de janeiro. Também a bordo na sexta-feira está Luca Rizotti, que representa a nova tecnologia em desportos náuticos com sua Foiling Organization. Os visitantes da boot Düsseldorf também podem aprender mais sobre essa tecnologia inovadora e sua história no Hall 15 no novo ‘Foiling World’.

Para velejadores comprometidos e entusiastas de desportos náuticos, proteger os oceanos está no topo da agenda. Por esse motivo, a boot Düsseldorf e a EBI convidaram o nadador radical e embaixador dos oceanos André Wiersig para fazer o discurso principal no painel no sábado, 25 de janeiro. O seu compromisso com a proteção dos oceanos também é exemplificado por sua iniciativa theBlueHeart. Wiersig compartilhará as suas experiências e perceções profundas com o público e inspirá-los a se conectarem com o oceano e trabalhar para preservá-lo. O ator e ativista ambiental Hannes Jaenicke e a EU4Ocean Coalition devem juntar-se ao painel de discussão depois.

O último dia do programa, 26 de janeiro, também será dedicado aos entusiastas de desportos náuticos. O fotógrafo investigativo e autor York Hovest fará o discurso principal. Ele viaja pelo mundo em busca das questões atuais mais urgentes que afetam a sobrevivência dos ecossistemas e da herança cultural do nosso mundo. Para cada um de seus projetos, ele vai aos lugares mais perigosos e inacessíveis da Terra para mostrar ao mundo inteiro o que ele não pode mais ignorar. Martin Fischer, designer-chefe da bem-sucedida Americas Cup Team Ineos Britannia, também estará lá ao vivo, compartilhando sua experiência em vela com o público.

O palco do Dock Blue Innovation estará aberto diariamente a partir das 13h.

Programa

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta