O Port Fórum Marina, situado a 15 minutos de Barcelona, recebeu recentemente 190 ancoradouros com serviço completo e uma doca seca para 245 barcos, espaços criados pela Bellingham Marine Europe. Os ancoradouros, situados em duas docas afastadas, podem agora receber barcos entre 10 e 80 metros de comprimento. A marina integra o sistema Unifloat (baseado em plataformas flutuantes de betão) e oferece instalações melhoradas. Um bom exemplo é a existência de molhes para cada barco. Os capitães dos iates procuram ancoradouros com mais qualidade, bem como sistemas laterais de embarque, explicou John Audabran, responsável do Port Fórum. O sistema Unifloat da Bellingham Marine foi o eleito, porque garante molhes seguros para a atracagem lateral.
Outros serviços disponíveis no Port Fórum são electricidade trifásica, água fresca, iluminação, televisão e telefone. Os ancoradouros com mais de 30 metros também incluem sistemas de esgotos. Ainda é possível aceder ainda a um esgoto público nos outros ancoradouros, que pode ser utilizado também pelos barcos que estão de passagem.
A doca seca de Barcelona é a primeira em Espanha a garantir um serviço de armazenagem dry stack. O serviço da Bellingham, denominado Unistack, tem capacidade para 245 barcos a motor até nove metros. Para já, o edifício de ancoragem a seco está operacional para apenas 115 barcos, mas a segunda fase, que irá criar 130 lugares adicionais, já está a decorrer. A grande procura deste tipo de sistemas de ancoragem motivou a ampliação desta estrutura. Os lugares da primeira fase esgotaram-se em apenas seis meses.
A Bellingham Marine é um dos líderes mundiais na construção e desenho de marinas, sendo responsável pela criação dos sistemas de água salgada (Unifloat), de água fresca (Unideck) e de armazenagem seca (Unistack). A empresa nasceu em 1928, em Washington e tem dez unidades de fabrico em todo o mundo. Até ao momento já construiu 16,5 milhões de metros quadrados em docas espalhadas por todo o mundo.
www.bellingham-marine.com