A primeira edição do salão internacional subaquático vai decorrer de 4 a 7 de Novembro no Pavilhão 5 da Feira de Barcelona e acaba por sobrepor os dias 6 e 7 com a próxima edição (45ª) do Salão Náutico Internacional de Barcelona. A exposição decorre no horário entre a 10 e as 20 h. Vai ter uma área de cerca de 5000 m² e 100 expositores directos nacionais e internacionais.
Os sectores representados são:
Centros de Mergulho
Escolas e Centros de Formação
Agências de Viagens e operadores turísticos
Mergulho profissional e técnico
Pesca de mar e em profundidade,
Barcos,
Imagens subaquáticas,
Seguros,
Fabricantes de materiais,
Importadores
As actividades organizadas durante o certame incluem uma piscina de mergulho, exposição de fotografia da autoria de David Doubilet, visualização de filmes subaquáticos, desenhos, treinos e apresentação de produtos.
Esta Feira é vocacionada para o sector profissional mas está aberta ao público em geral
Existe um serviço de transporte gratuito entre os dois espaços de exposição e o Porto Vell.
David Doubilet nasceu em Nova Iorque em 1946, um dos mais importantes fotógrafos subaquáticos do mundo e colaborador regular da Revista. A exposição vai ser de grande dimensão e espera-se que bastante espectacular.
Doubilet é um verdadeiro mestre da fotografia subaquática com o primeiro disparo efectuado aos 12 anos nas águas frias de New Jersey no final dos anos 50 quando o material fotográfico era ainda muito rudimentar e cada foto resultava de muitas vezes pura sorte. Desde então e graças ao trabalho deste fotografo ao longo dos nãos muito evolui o equipamento que assim tornou possível visualizar com clareza toda a beleza e mistério que existe nos oceanos.
Com mais de 60 reportagens para a Revista National Geographic onde figura como fotógrafo residente, tem vindo a registar e a documentar as mudanças que se operaram no universo subaquático desde 1971.
Também conta com 7 livros publicados entre eles Water Ligh e Fish Face
A sua paixão pelo universo subaquático já o levou as águas da Nova Zelândia, Tasmânia, Escócia, Japão, ao Noroeste do Atlântico e ao Noroeste do Pacifico. Algumas viagens fotográficas mais recentes levaram-no até aos maiores planos de água doce do mundo como o Delta do Okavango no Botswana e o Rio Lawrence nos Estados Unidos
Nota: Novos consumidores
O sector subaquático em Espanha tem tido um crescimento sustentado nos anos mais recentes e de acordo com o Conselho Superior desportivo, em 2004 a Federação de Actividades Subaquáticas emitiu mais de 44.062 licenças em Espanha o que equivale a 20% de todas as licenças emitidas para os desportos náuticos nesse ano. Os sectores concordam que mais de 100.000 pessoas estão envolvidas neste desporto.
Este certame é uma óptima oportunidade para o sector promover este desporto entre novos consumidores e fãs do universo subaquático bem como para os agentes económicos contactarem os seus cliente e potenciais.
O conceito da BCN Dive vai incluir a oferta de cursos e viagens onde os destinos subaquáticos são o principal incentivo.
Este salão vai incluir um dia de visualização de filmes do 33º Festival Mundial de Imagem Subaquática de Antibes que vai ter lugar de 25 a 29 de Outubro poucos dias antes da abertura do certame BCN Dive.