6 Campeonatos, 800 velejadores e 69 155 milhas náuticas navegadas.
Chegou ao fim o primeiro ano do projecto pioneiro Tavira Sailing, que entre Março e Julho de 2011 atraiu para a cidade de Tavira velejadores de todo o Mundo.
É um projecto ambicioso que não termina aqui, em 2014 já está garantida a organização do campeonato do mundo da juventude – ISAF YOUTH WORLD CHAMPIONSHIP e estamos a analisar a possibilidade de outras candidaturas, refere Guilherme Ferreira, Presidente do Clube Náutico de Tavira e responsável pelo projecto Tavira Sailing.
Ao todo, nos últimos seis meses, passaram por Tavira 821 velejadores e mais de 500 barcos para participar nos diversos campeonatos realizados ao largo da costa da Ilha de Tavira, fazendo deste destino turístico, a capital da modalidade em 2011.
Entre os seis campeonatos realizados destaca-se o Campeonato Europeu de Optimist, que reuniu 225 jovens velejadores dos 5 continentes, oriundos de países distantes como Quénia, Nova Zelândia ou Coreia, e o Campeonato Europeu de 420 que trouxe quase 300 adolescentes de 16 países diferentes, promovendo não só esta modalidade como também o intercâmbio cultural.
Para além de velejadores, a logística deste projecto envolveu medidores, treinadores, team leaders, representantes internacionais, familiares e amantes da Vela. No total, estima-se que foram tiradas 21.700 fotografias oficiais dos 6 campeonatos e foram navegadas 69 155 milhas náuticas na costa de Tavira.
O projecto Tavira Sailing contou com o alto patrocínio do Montepio, que tem uma forte uma ligação a esta modalidade, e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Tavira, Clube Náutico de Tavira, Federação Portuguesa de Vela, Associação Portuguesa da Classe Internacional de Optimist e da Classe Internacional de 420. O grupo Vila Galé associou-se a este projecto desde a primeira hora numa parceria estratégica.
Balanço Tavira Sailing, Capital da Vela 2011
0
Partilhe