De 23 de maio a 2 de junho, o concelho do Seixal recebe a iniciativa Bacalhau com Todos – Festa Gastronómica do Bacalhau Seixal 2024. A apresentação pública do evento acontece no próximo dia 22 (quarta-feira), no restaurante Lisboa à Vista, situado na Baía do Seixal, às 18.30 horas, havendo espaço para um cocktail de apresentação com o mote «Bacalhau com Todos», seguido de um momento de sunset para descontração dos convivas e representantes das entidades oficiais presentes. No total, serão 15 os espaços aderentes, onde os visitantes poderão ter a oportunidade de explorar toda uma variedade de pratos e experiências gastronómicas, entre menus tradicionais e inovadores, percorrendo restaurantes, tabernas e bares aderentes. A programação incluirá ainda várias experiências exclusivas (tais como os menus diferenciados) e atividades especiais direcionadas, exclusivamente, para os amantes do bacalhau e da cultura gastronómica portuguesa.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «com a realização deste evento, queremos que, ao caminhar pelas ruas do Seixal, se possa sentir o aroma apetitoso do bacalhau, recordando uma época em que esta indústria tinha uma influência social de relevo neste concelho, inclusive com a existência da seca do bacalhau, outrora instalada sobretudo na Ponta dos Corvos, onde se destacava a fábrica da seca de bacalhau da Companhia Atlântica de Pesca. Pretendemos também que o importante legado histórico e gastronómico das campanhas do bacalhau seja recordado pelas melhores razões, homenageando a resiliência de quem participou nesta história e a arte gastronómica que daí resultou. Desta forma, conseguimos reforçar a identidade gastronómica local e potenciar as vantagens da criação uma forte rede de parcerias institucionais».
O evento irá decorrer durante o horário de almoços e jantares nos 15 espaços aderentes. Os eventos especiais constarão de jantares temáticos com dois chefes referenciados no Guia Michelin (em duas datas a definir), showcookings (na Prainha do Seixal e no Mercado do Seixal), cocktails e bacalhau finger food (num dos dias do evento) e, ainda, a combinação de vinhos e bacalhau (num dos dias do evento). Desta forma, serão 11 dias de degustação aliada ao convívio, fazendo jus às históricas campanhas do bacalhau, em que a passagem e permanência dos bacalhoeiros, no Seixal, proporcionavam trabalho a centenas de mulheres (sobretudo), contribuindo não só para transformar a economia da região mas também a cultura gastronómica existente, criando tradições e cativando paladares que se perpetuam no receituário desta região.