Azimut|Benetti Group e Ogyre: Um compromisso concreto com a proteção dos mares

0

Azimut|Benetti Group e Ogyre assinam uma parceria com o objetivo de recolher e, posteriormente, recuperar plástico dos mares em três continentes. A colaboração também inclui o início de um estudo de viabilidade em preparação para a abertura de um novo centro de recolha de resíduos marinhos na Toscana.

A Azimut|Benetti Group , maior fabricante de iates a motor do mundo, assinou um acordo com a Ogyre , plataforma para recuperação de resíduos plásticos do mar.
A parceria inclui a recolha de 18.000 libras de plástico dos mares em 2025 por meio do trabalho das comunidades pesqueiras locais ; ao mesmo tempo, os dois parceiros lançarão em conjunto um estudo de viabilidade para a abertura de um novo centro na Toscana, onde a Ogyre poderá atuar na recolha de resíduos marinhos, envolvendo instituições e a comunidade e, assim, disseminando uma maior cultura de respeito ao meio ambiente.

O Azimut|Benetti Group é o primeiro player do setor náutico a apoiar as campanhas da Ogyre, mantendo-se fiel ao seu compromisso com a sustentabilidade. Por mais de vinte anos, o Grupo liderou o iatismo no desenvolvimento e implementação de soluções para reduzir as emissões de CO2 dos iates, alcançando os melhores resultados do setor. Agora, uma crescente conscientização sobre os resíduos plásticos nos mares levou a empresa a assinar esta parceria para contribuir de forma concreta para a limpeza e proteção dos ecossistemas oceânicos.

Nascido na Itália, este projeto visa proteger os oceanos em nível global. A recolha de resíduos será concentrada em três países: Itália , Brasil e Indonésia , símbolos da profunda relação entre o homem e o ecossistema natural e que, por vários motivos, são seriamente impactados pela poluição. Em particular, a Itália tem vista para o Mediterrâneo, um mar semifechado que é, portanto, mais vulnerável ao acúmulo de plástico. O Brasil e a Indonésia, por outro lado, enfrentam uma situação crítica ligada à presença de rios altamente contaminados, que transportam grandes quantidades de resíduos para o mar, comprometendo seriamente o ecossistema.

Por meio de seus negócios, a Ogyre colabora com comunidades pesqueiras locais, fornecendo a elas equipamentos, suporte logístico, treinamento e compensação financeira para realizar a atividade Fishing for Litter . Este modelo operacional não apenas promove a proteção dos oceanos, mas também coloca os pescadores no centro de uma mudança positiva. Envolvê-los também significa gerar benefícios sociais concretos e novas oportunidades de renda, fortalecendo a resiliência das comunidades costeiras, que muitas vezes são expostas a desafios econômicos e ambientais.

A colaboração direta com pescadores e a plataforma baseada em blockchain da Ogyre garantem a rastreabilidade completa dos resíduos recolhados, que são então enviados para reciclagem, ajudando a criar um sistema circular e sustentável.

Dessa forma, a atividade da Ogyre promove o crescimento sustentável além da proteção do mar, oferecendo também suporte àqueles que vivem e trabalham em contato próximo com ele, demonstrando como o meio ambiente e as comunidades locais podem prosperar juntos.

Em conjunto com a atividade Fishing for Litter , a colaboração entre o Grupo Azimut|Benetti e a Ogyre inclui o lançamento de um estudo de viabilidade para a abertura de um novo centro de recolha de resíduos marinhos na Toscana – uma região importante para o Grupo e lar de dois de seus locais de produção italianos. O centro, localizado entre Livorno e Viareggio, envolverá ativamente os pescadores locais, criando oportunidades econômicas sustentáveis e fortalecendo o vínculo da empresa com o território. Ao mesmo tempo, estará comprometido com a conservação de um mar que apresenta dados alarmantes: o Mediterrâneo.

De acordo com o relatório do WWF “Out of the Plastic Trap: Saving the Mediterranean from Plastic Pollution” (2018), com 1,25 milhões de microplásticos por quilômetro quadrado , o Mediterrâneo abriga uma densidade de microplásticos quatro vezes maior do que a da famosa ilha de plástico do Pacífico . Além disso, o plástico compõe 95% dos resíduos presentes no Mediterrâneo, tanto em mar aberto quanto ao longo das costas. Em particular, o trecho de mar pela Toscana é uma área sensível, onde as correntes marítimas reúnem resíduos plásticos , alimentados pelas fozes dos rios Arno, Tibre e Sarno .

A iniciativa contribui assim para a concretização de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente:
ODS 6 : Melhorar a qualidade da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
ODS 12 : Promover a gestão sustentável de resíduos e a redução da poluição.
ODS 13 : Reduzir os efeitos das mudanças climáticas por meio de ações concretas.
ODS 14 : Proteger a biodiversidade marinha e os ecossistemas oceânicos.
ODS 8 : Apoiar os pescadores locais criando oportunidades econômicas sustentáveis.
ODS 17 : Demonstrar o potencial das parcerias público-privadas para um impacto global positivo.
Giovanna Vitelli , presidente do Azimut|Benetti Group , explica: « Por mais de vinte anos, o compromisso do Grupo com uma maior sustentabilidade ambiental tem sido concreto, mensurável e motivado pelo desejo de adotar soluções inovadoras para fazer a diferença “aqui e agora”. A Ogyre escolheu a mesma abordagem. Por meio dessa parceria, podemos expandir nossa contribuição, estendendo-a da construção de iates de baixa emissão à remoção de resíduos plásticos dos mares ».

« A Ogyre nasceu com a missão de reduzir a poluição marinha em colaboração com aqueles que vivem no mar todos os dias. A parceria com a Azimut|Benetti Group vai permitir expandir o nosso impacto e demonstrar como o diálogo entre tecnologia, comunidades locais e empresas pode realmente fazer a diferença » , comenta Antonio Augeri, cofundador e CEO da Ogyre.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta