E garante a integridade de Kari Poppis Suomela e Pasi Ikonen
O distribuidor da McMurdo na Finlândia vendeu duas radiobalizas McMurdo MAX G PLB (Personal Locator Beacon), a um par de aventureiros que tencionam ir a pé até ao Pólo Sul.
Kari Poppis Suomela e Pasi Ikonen, vão fazer esta expedição, sem apoios externos, de ski até ao Pólo Sul em Dezembro deste ano. A expedição finlandesa irá atravessar o continente mais frio e gelado do Mundo, a Antárctica, numa distância de mais de 1.000 km e esperam fazê-lo em aproximadamente cinquenta dias.Durante esse tempo os dois expedicionários, irão lutar contra temperaturas extremamente baixas, ventos gelados, exaustão física e a sua força mental será diariamente testada. Os trenós com o equipamento pesarão mais de 100 kg cada, o que irá colocar grandes problemas, sobretudo com montanhas de gelo de 3.000 m para ultrapassar.
Ambos têm experiência de longas expedições. O fotógrafo Kari Poppis Suomela, fez parte da expedição finlandesa ao Pólo Norte em 2006.
Somente trinta e duas pessoas conseguiram chegar ao Pólo Note a pé sem ajuda. O guia de ski Pasi Ikonen fez a travessia dos glaciares da Greenland em ski, juntamente com uma expedição internacional no mesmo ano.
Com a Radiobaliza da Mc Murdo vai ser possível transmitir um sinal de socorro e receber assistência via satélite das equipas de busca e salvamento mesmo que se encontrem a milhares de quilómetros de distência de qualquer ponto de transmissão de comunicações normal.
São muito poucas as pessoas, no mundo inteiro, que conseguiram atingir os dois pólos utilizando somente os skis. Quando Kari Poppis Suomela chegar ao Polo Sul, será a 12ª pessoa a viajar até aos dois pólos em autonomia.
Mais informações sobre esta expedição em:http://www.thepole.fi/indexengl.html