A Autoridade Marítima Nacional apresentou na passada segunda-feira, dia 20 de junho, o Projeto “Costa Segura”, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz. À apresentação, seguiu-se uma visita à Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, para ver no local o funcionamento do sistema que compõe este projeto.
Como este sistema, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima, a exercer a autoridade do Estado dentro da respetiva área de jurisdição, tem à disposição, uma ferramenta de auxílio na promoção da segurança da navegação, apoio na condução de operações de busca e salvamento e ações de combate à poluição, permitindo, complementarmente, monitorizar a navegação, contribuindo para a deteção de atividades ilícitas no mar.
Cada estação do sistema “Costa Segura” é composta por um radar, câmara com capacidade de visão diurna e noturna, Sistema Automático de Identificação (AIS), seguimento de alvos (“ARPA – Automatic Radar Plotting Aid”), alarmes associados, rádio VHF e “software” de integração e gestão da informação com visualização em carta eletrónica.
O sistema encontra-se em funcionamento desde o dia 17 de junho, e abrange toda a área desde o Cabo Mondego até à praia da Leirosa. Fonte: Autoridade Marítima Nacional
Autoridade Marítima apresentou Projeto “Costa Segura” na Figueira da Foz
0
Partilhe