Pelo quarto ano consecutivo, a Audi MedCup, circuito de regatas que é líder mundial, passa por Portugal. As frotas mais competitivas do planeta TP52 e GP42 exibir-se-ão, entre 11 e 16 de Maio, ao largo de Cascais numa regata organizada pela João Lagos Sports e pelo Clube Naval de Cascais.
Depois de três anos no Algarve, a etapa portuguesa da Audi MedCup sobe até Cascais. A única etapa atlântica do circuito de regatas líder mundial vai disputar-se num dos melhores planos de água do planeta e que já foi palco de inúmeros Campeonatos do Mundo e da Europa.
«Neste passado domingo, o Sr. Presidente da República fez questão de realçar, no seu discurso de 25 de Abril, que devíamos repensar a nossa relação com o mar. Há muito que advogamos a necessidade de Portugal recuperar a vanguarda do mar e, através de projectos como a expansão da plataforma continental, continuar a explorar novas fronteiras náuticas e fomentar a economia marítima», refere João Lagos; «Da nossa parte, e no nosso âmbito de actividade, temos vindo a investir no mar como forma de promover o desporto da vela e o turismo português, não só pela captação de turistas mas sobretudo pela projecção de uma imagem prestigiante e atractiva do país e das nossas mais-valias. Anunciámos recentemente um grande evento para Lisboa; há cinco anos tivemos a arte e o engenho de puxar para as nossas águas atlânticas de Portimão um circuito que era exclusivamente mediterrânico por definição: a etapa portuguesa da MedCup passa agora para Cascais, um dos campos de regata mais famosos da Europa, e é forçoso enaltecer a participação portuguesa através do valoroso Bigamist, que tão bem representou as cores nacionais em 2009».
A abrir o Circuito
O Troféu de Portugal tem este ano o aliciante de ser o primeiro dos cinco eventos do circuito que vão ser realizados. Como prova inaugural em 2010, Cascais marca igualmente a estreia das alterações estruturais nos TP52 sendo grande a curiosidade para se saber qual o grau de competitividade da frota, gerando-se assim um factor de interesse suplementar.
Emirates Team New Zealand (nos TP52) e Islas Canárias Puerto Calero (nos GP42), foram os vencedores da Audi MedCup 2009 e vão ambos iniciar a defesa dos respectivos títulos em Portugal: «A frota do ano passado já foi muito difícil de bater. Vimos equipas melhorar em todas as regatas. Em 2010, juntam-se TeamORIGIN, ALL4ONE e Luna Rossa, o que complica ainda mais a nossa tarefa. Não tivemos muito tempo para treinar no NZL380 modificado e estamos ansiosos por chegar a Cascais, para podermos comparar qual a nossa performance em relação ao resto da frota», afirma Grant Dalton, skipper do Emirates Team New Zealand.
As inscrições para o Troféu de Portugal contemplam dez TP52 e cinco GP42 entre os quais mais duas tripulações da Americas Cup: os britânicos do TeamORIGIN e os italianos do Luna Rossa. A bordo do TP52 transalpino estão os brasileiros Torben Grael e Robert Scheidt, duas das maiores estrelas da vela mundial e profundos conhecedores do campo de regatas de Cascais.
Portugal estará representado pelo Bigamist 7, de Pedro Mendonça; o TP52 nacional foi a grande revelação em 2009, somando oito triunfos em regatas e conquistando o pódio na derradeira etapa, em Cartagena. Na Audi MedCup 2010, com o barco modificado, espera-se que possa melhorar o desempenho e conseguir lutar pelo sucesso final.
Apoio Institucional
Para além da emoção e da espectacularidade na água, o Troféu de Portugal é também reconhecido mundialmente pelo glamour e qualidade organizativa em terra. Uma imagem de marca com a chancela da Lagos Sports, a entidade que organiza a prova em parceria com o Clube Naval de Cascais e da Marina de Cascais com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo Estoril/Câmara Municipal de Cascais
Baía de Cascais: Espectáculo à parte
A prova portuguesa da Audi MedCup 2010 inicia-se no dia 11 de Maio e prolonga-se até ao dia 16 com a realização de várias regatas diárias (até um máximo de três) e uma espectacular regata costeira agendada para o sábado, dia 15: a frota sai de Cascais até ao Cabo da Roca rumo ao Cabo Espichel, regressa em direcção a Lisboa para dar a volta na Ponte 25 de Abril e chegar a Cascais.
A base da competição estará centrada na Marina de Cascais e inclui o Race Village, o Gabinete de Imprensa, o Race Office do Clube Naval de Cascais e um espaço próprio na Baía de Cascais que permitirá ao público estar mais perto do evento, com um ecrã gigante a transmitir a regata com imagens em directo e sistema de navegação virtual, actividades paralelas (jogos, beach games), espectáculos musicais (concertos, DJs) e áreas de merchandising e restauração.