A atividade de cruzeiros no Porto de Leixões continua a registar um crescimento assinalável, atingindo em 2024 novos máximos históricos tanto no número de escalas de navios como no volume de passageiros.
O Terminal de Cruzeiros recebeu, ao longo de 2024, 152 escalas de navios de cruzeiro, o que representou a chegada de aproximadamente 196.000 visitantes ao Porto & Norte de Portugal. Estes números consolidam 2024 como o melhor ano de sempre para a atividade de cruzeiros neste porto. Comparativamente ao ano anterior, verificou-se um crescimento de 32% no número de passageiros e de 31% no número de escalas de cruzeiros.
O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor de passageiros com 34% do total, seguido pelos Estados Unidos da América (24%) e pela Alemanha (23%). A dimensão média dos navios que escalaram Leixões também aumentou significativamente, atingindo um valor recorde de 8,9 milhões de GT (arqueação bruta), o que representa um crescimento de 28% face ao ano anterior.
Entre os destaques de 2024, contam-se 15 escalas inaugurais e a estreia da companhia Princess Cruises, que iniciou operações em Leixões com o navio Island Princess. Também se verificaram seis operações de ‘turnaround’ (início e fim de viagem no Porto Cruise Terminal), duas das quais protagonizadas pelo navio português World Explorer, construído nos Estaleiros Navais do Porto de Viana do Castelo.
A sazonalidade da atividade de cruzeiros na Costa Atlântica continua a ser um desafio, mas o desempenho do Terminal de Cruzeiros demonstra uma maior estabilidade. Em 2024, de abril a novembro, o movimento de cruzeiros foi constante, com exceção de junho. Setembro foi o mês mais movimentado, com 30.409 passageiros, enquanto maio registou o maior número de escalas (28 escalas).
Este crescimento deve-se ao trabalho conjunto dos diferentes intervenientes na indústria de cruzeiros, incluindo as equipas do porto, do Terminal de Cruzeiros, autoridades locais e agentes económicos. A promoção contínua da atividade junto das principais companhias de cruzeiro tem fortalecido a posição do Porto de Leixões como um destino de referência na Costa Atlântica.
Para João Pedro Neves, Presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, “estes números refletem a crescente procura pelo Porto & Norte de Portugal por um número cada vez maior de passageiros de cruzeiros e das principais companhias de cruzeiro a nível mundial, que continuam a escolher Leixões para os seus itinerários.”
O responsável destaca ainda que “a Região é um dos destinos mais procurados da Europa, como comprovam também os números recordes registados na Via Navegável do Douro, que cresceu 11% no número de passageiros face a 2023.”
Compromisso com a Sustentabilidade
A APDL está empenhada em continuar a investir na infraestrutura portuária, nomeadamente com a implementação do Onshore Power Supply (OPS) até 2030, permitindo que os navios de cruzeiro possam desligar os motores auxiliares enquanto atracados, reduzindo significativamente as emissões de carbono e promovendo um porto mais sustentável.
Ainda no âmbito do RoadMap para a Transição Energética e com o objetivo da redução da pegada ambiental do porto, desde o início de 2024, a operação de transporte de passageiros dos navios de cruzeiro no interior do Porto de Leixões é realizada através de um Autocarro 100% Elétrico (Eco Bus) e a operação de reboque dos cruzeiros é efetuada por rebocadores de nova geração, mais seguros e menos poluentes.