É precisamente esta a proposta da Costa Cruzeiros
Com uma experiência em serviços marítimos de mais de 50 anos em Itália, é a Companhia de Cruzeiros mais importante da Europa, sendo líder em Itália, França, Espanha, Suíça e também na América do Sul.
A Costa Cruzeiros possui a frota mais desenvolvida da Europa, disponibilizando 11 barcos, com uma capacidade de aproximadamente 20.000 passageiros. É também a primeira empresa internacional de cruzeiros autorizada a operar no mercado chinês.
A Costa Cruzeiros é representada em Portugal pela Viagens Abreu e apresenta em primeira mão o navio de cruzeiros Costa Concordia um dos maiores navios de cruzeiro do mundo.
Registos principais:
Toneladas: 112.000
Comprimento: 290,2 metros
Largura: 35,5 metros
Altura: 69.4 metros
Capacidade de passageiros: 3.780
Cerimónia Inaugural Eva Herzigova, madrinha do novo Cruzeiro
O maior e mais recente navio de cruzeiro italiano foi inaugurado em Roma no dia 7 de Julho, numa cerimónia que contou com a presença da modelo e madrinha do Costa Concordia Eva Herzigova. Na ocasião, a modelo checa partiu uma garrafa de champanhe contra o casco do Cruzeiro, como manda a tradição da Marinha Italiana no baptismo de navios.
O espectáculo de apresentação do navio foi patrocinado pela Alta Roma e a Casa Italiana Gattinoni e teve como convidados especiais várias personalidades do mundo da moda, tendo como mestre de cerimónia a famosa pivot da televisão italiana, Antonella Clerici.
Tributo à harmonia entre os povos Uma Viagem pelo Navio
O nome Costa Concordia simboliza a harmonia e irmandade entre os povos europeus. O Velho Continente é, de facto, a principal fonte de inspiração de Joe Faracus, um dos arquitectos navais mais famosos do mundo e responsável pelo design do navio. Salas, restaurantes e outras zonas públicas do cruzeiro remetem para os estilos arquitectónicos e artísticos desenvolvidos na Europa, alguns deles característicos das mais belas cidades europeias: Praga, Lisboa, Roma, Berlim, Milão, Estocolmo, Helsínquia e Viena. Para além disso, uma vez que Bruxelas é a capital política da Europa, a art déco belga foi utilizada no hall de entrada e também na decoração das principais escadas, pisos e elevadores.
A Europa e a harmonia, diálogo e paz entre os povos são igualmente os temas das mais de 6.000 obras de Arte, expostas no navio. Esta colecção a bordo resulta dos esforços de 35 artistas, professores e estudantes, provenientes de diversas Academias de Belas Artes de toda a Europa. A colecção está a cargo de Nicola Salvatore, professor da Academia Brera, em Milão.
O tributo aos povos europeus materializa-se nos seguintes espaços:
Teatro Atenas: Embora mantendo um estilo moderno, o teatro é decorado com elementos clássicos, como colunas, pilares e capitéis. De destacar que no tecto se encontra suspensa uma aranha gigante, composta por máscaras gregas, uma alusão ao teatro da Grécia Antiga.
Salão Londres: Inspirado no movimento artístico inglês Arts and Crafts, surgido no final do século XIX.
Casino Barcelona: Tributo a Gaudí e ao seu Parque Guell, com inspiração no modernismo do século XX.
Discoteca Lisboa: Com paredes repletas de azulejos, esta discoteca remete para Lisboa e para a sua tradição em azulejaria.
Piano Bar de Budapeste: Interpretação livre da art nouveau húngara, com uma decoração que se aproxima dos trabalhos realizados por Zsolnay, típicos do período austro-húngaro.
Salão de Baile de Viena: Tributo ao Barroco austríaco, este salão encontra-se decorado com móveis e espelhos que quase se aproximam do rococó.
Grande Bar de Berlim: Encontra-se decorado ao estilo alemão Biedermeier, um famoso estilo de móveis, muito popular no século XIX e com referências à flora e fauna.
Bar Clássico de Dublin: Tributo à arte gótica irlandesa, este espaço encontra-se revestido com painéis de madeira e apresenta tectos de cristal com motivos decorativos celtas.
Bar Sport de Estocolmo: Este bar inspira-se no estilo sueco de 1930 que se caracteriza pela convergência dos estilos moderno e tradicional, estando representados nas paredes alguns dos acontecimentos desportivos mais emocionantes de sempre.
Cafetaria Helsínquia: Inspirada na Art & Crafts romântica da Finlândia, apresenta materiais simples e mobiliário artesanal ao estilo clássico nórdico.
Restaurante Milão e Roma: Exemplificam o eclético estilo Pós-Modernista italiano do século XX.
Buffet Paris: Inspirado na arte moderna francesa, apresenta mobiliário geométrico que combina diversas cores e materiais.
Club Concordia: Com paredes de mármore Branco e espelhos de cores, reflecte as formas geométricas típicas do De Stijil, um movimento artístico holandês de início do século XX, cujo expoente máximo foi Mondrian.
Sala Praga: Inspirada nas decorações típicas da arte boémia checa do século XIX.
Biblioteca Tatra: Inclui móveis de madeira clara, típica da cidade polaca de Zapokane.
Mundo Virtual: Sala de videojogos inspirada no Lego da Dinamarca.
Destaques
Samsara Spa
Com uma superfície de 2.104 metros quadrados (o maior centro de SPA jamais construído a bordo), conta com banheiras de água quente, sauna, banho turco, piscina para talassoterapia, jardim coberto e um salão de chá.
A decoração inspira-se no estilo oriental e centra-se nos princípios da cromoterapia, baseada nas cores das pedras mais preciosas: diamantes, pérolas, ametistas e rubis. Na zona de relaxamento existem esculturas de Buda, leões de bronze e bonsais.
Simulador de Fórmula 1
Este simulador é idêntico aos utilizados nos treinos pelos profissionais da modalidade, nomeadamente ao nível do seu tamanho e tecnologia utilizada. O simulador permite alcançar uma velocidade virtual de 350 km/h.
Para saber como pode usufruir dum cruzeiro nesta verdadeira cidade flutuante visite www.costacruzeiros.com.pt ou www.club1840.pt