Candidataram-se a esta 5.ª edição do ArteMar Estoril cerca de meia centena de artistas, tendo sido selecionadas 11 esculturas para participarem no concurso. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I pretendem distinguir trabalhos com elevada qualidade estética e uma forte mensagem ecológica. Aos artistas foi pedido que apresentassem trabalhos feitos a partir de materiais reciclados, reutilizados e/ou recicláveis retirados do mar ou que representem simbolicamente este elemento natural.Promovida pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, a exposição/concurso ArteMar pode ser visitada ao longo do Passeio Marítimo da Costa do Estoril, de 11 de maio a 15 de junho. Durante este período, além de apreciar uma galeria de arte ao ar livre, os visitantes irão dar o seu contributo, votando no Prémio do Público, no valor de 2.500 euros. A votação decorre via sms gratuito a partir de dia 11 de maio. Para votar basta enviar um sms para o número 3232, com o texto AME (espaço) seguido do número da escultura.
O júri do concurso irá selecionar a obra vencedora desta edição, à qual caberá um prémio no valor de 15 mil euros.
A concurso estarão as obras Matriz, de António de Abreu; Mensagem, de Maria Eduarda Pedro; O Abrigo, de Filipe Pereira; Jaquinzinho, de João Mouro; Mogos I e II , de Liliana da Silva Ferreira; Tecido de Paisagem, de Luís Simões; Com3Paço, de Maria Ferreira, Beatriz Palma e Maria Lourenço; Ondas de Memória, de Marta Lima; Emergência de Almas, de Nuno Malato; Revolta, de Susana Aleixo Lopes; e Olhos do Oceano, de Urus Uscebrka e Milena Milosevic.
Este ano exposição/concurso ArteMar Estoril inclui uma atividade específica direcionada às escolas do concelho: nos dias 16 e 20 de maio, realizar-se-á o Ateliê do Mar ArteMar Estoril, que tem como objetivo sensibilizar os alunos para as boas práticas ambientais.
ArteMar Estoril 2013
0
Partilhe