Um ano após a instalação de novos painéis solares nas suas instalações de produção, aumentando a área total ocupada para 1 200 metros quadrados, a Arcadia Yachts converteu cerca de 300.000 kWh em eletricidade, cobrindo 70% das suas necessidades energéticas em 2023. Além disso, os próximos modelos da marca serão equipados com novas soluções em desenvolvimento que irão melhorar significativamente o conforto a bordo e aumentar a autonomia energética.
Cerca de 12 meses após a instalação de 612 novos painéis solares fabricados pela Sunerg Solar, que expandiram a área coberta na unidade de produção da Arcadia Yachts no Golfo de Sorrento para 1.200 metros quadrados, a empresa conseguiu autogerar aproximadamente 300.000 kWh de eletricidade. Este valor representou 70% das necessidades energéticas do estaleiro em 2023, proporcionando não só um benefício claro em termos de produção de energia limpa, mas também uma redução superior a 40% no consumo de energia ‘tradicional’ em apenas um ano. Os 30% restantes da eletricidade gerada a partir da energia solar foram reintroduzidos na rede pública.
A Arcadia Yachts pretende manter-se na vanguarda deste setor e está a avaliar novas soluções tecnológicas para integrar nos próximos modelos – tanto nos já existentes como nos atualmente em desenvolvimento. O objetivo é proporcionar aos proprietários maior conforto a bordo, especialmente durante a noite, e aumentar a autonomia energética. Esta melhoria na experiência a bordo será alcançada através da utilização de componentes de última geração para painéis fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, bem como de software avançado para otimizar a gestão das cargas elétricas e o consumo de energia a bordo.
“A Arcadia nasceu verde! Começámos com os nossos iates em 2010, sempre atentos às possíveis melhorias e avanços tecnológicos, monitorizando também outros setores semelhantes ao nosso. As inovações que estamos a implementar nos nossos produtos são uma evolução natural impulsionada pelas possibilidades tecnológicas em constante mudança. A abordagem de inovação inteligente está no nosso ADN, e dentro de alguns anos estamos certos de que conseguiremos oferecer soluções de gestão energética a bordo que também tirarão partido da Inteligência Artificial.
Estamos igualmente muito orgulhosos do nosso recente investimento sustentável na unidade de produção. Depois de concluirmos o investimento há cerca de um ano, estabelecemos como meta uma melhoria ambiental significativa, começando desde o processo de produção dos iates, e não apenas na sua utilização. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e, apoiados pelo elevado retorno económico da iniciativa, esperamos, mais uma vez, ser pioneiros na indústria”, comentou Ugo Pellegrino, administrador do estaleiro, que sempre lutou por reduzir o impacto ambiental da empresa, em linha com a relação autêntica e profunda com a natureza sugerida pelo nome da marca.