APS e Autoridade do Canal de Panamá assinam protocolo de colaboração

0

A Autoridade do Canal de Panamá e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo com o objetivo de estabelecerem uma relação de parceria e cooperação para desenvolver o comércio internacional e incrementar as suas atividades de negócio, promovendo a rota marítima entre a Europa e a Costa Oeste da América do Sul através do Canal do Panamá.Este protocolo tem em vista o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre as quais: ações de promoção comercial, intercâmbio de informação, partilha de estudos de mercado, intercâmbio tecnológico e no domínio da formação.
A crescente importância da globalização na economia internacional e as mudanças que têm vindo a registar-se ao nível das relações comerciais e da logística mundial, constituem uma oportunidade para o desenvolvimento dos fluxos comerciais e dos nós logísticos e portuários.
O Porto de Sines, principal porto Português em tonelagem de carga movimentada e de exportações, afirma-se como o principal Hub da fachada atlântica e como principal porta de entrada na Península Ibérica e na Europa, dadas as suas características naturais de porto de águas profundas, com uma localização geográfica privilegiada, bons acessos rodo e ferroviários e uma ampla zona industrial e logística de retaguarda.
Por seu lado, o Canal do Panamá constitui uma importante plataforma logística multimodal do continente Americano, e por ele passa anualmente cerca de 4% do comércio internacional.
Este Protocolo vai permitir continuar a desenvolver as condições para o reforço da posição de Portugal como plataforma logística e país exportador, contribuindo ainda para a necessária melhoria da competitividade da economia portuguesa.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta