O Campeonato da Europa da Classe Olímpica RS:X – Madeira 2012, foi apresentado no passado dia 18 de Outubro, nas instalações do Comité Olímpico de Portugal.
Na apresentação estiveram presentes representantes de várias entidades que estão por detrás deste evento: Comandante Vicente Moura – Presidente do COP, Francisco Fernandes – Secretário Regional da Educação e Cultura, Rubina Leal – Vereadora Câmara Municipal do Funchal, José Manuel Leandro – Presidente da Federação Portuguesa de Vela, Mafalda Freitas – Presidente do Clube Naval do Funchal e João Rodrigues velejador olímpico.
O Comandante Vicente Moura, Presidente do COP, começou por elogiar o ex-atleta madeirense Paulo Camacho – único nadador madeirense que esteve presente nuns Jogos Olímpicos – Um excelente nadador que honrou o nome de Portugal e da Madeira. Sei que este evento vai honrar o Funchal e o desporto português. A Madeira é um excelente organizador e anfitrião, e esta prova vai pôr a Região Autónoma a ser falada em todo o lado, mostrando a força da vela em Portugal e no mundo.
De seguida o Comandante entregou a Medalha Centenária do COP aos quatro membros da mesa, à excepção de João Rodrigues: Para o João não tenho medalha mas espero que depois da prova seja ele a entregar-me uma. gracejou o Comandante que no fim da conferência não deixou de entregar a lembrança ao velejador olímpico português.
Para José Manuel Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, é um orgulho para a vela nacional receber este evento. Este campeonato vem homenagear o João Rodrigues que finalmente vai ter a oportunidade de participar numa prova deste calibre em Portugal, e ainda por cima na Madeira, de onde é natural. Este Campeonato é muito bom para a Madeira uma região de turismo e Portugal. Quero agradecer a todos os que contribuíram para que esta prova se realize em território nacional.
Mafalda Freitas, Presidente do Clube Naval do Funchal (CNF), começou por centrar o seu discurso no velejador João Rodrigues: O João é a razão de tudo isto. Foi ele que me desafiou a receber e organizar este evento no nosso país. Desde há muito que me dizia que o desejo dele era poder competir na Madeira. Os principais objectivos do Clube Naval do Funchal com o Campeonato da Europa são: homenagear toda a carreira do João, não só na vertente desportiva como também pela pessoa que ele é. Há muitas crianças na Madeira a crescer e a sonhar ser como o Cristiano Ronaldo, mas também há muitas a quererem ser o próximo João Rodrigues. Queremos dar o exemplo e fomentar a vela na Madeira.
A dirigente fez questão de evidenciar o que de bom a Madeira pode oferecer: Outro dos nossos objectivos é mostrar os excelentes campos de regatas que temos. A Madeira é dos únicos sítios na Europa que tem óptimos campos de regata durante todo o ano. O Clube Naval do Funchal cumpre em 2012 os seus 60 anos e é também nosso objectivo mostrar a Madeira na sua vertente turística e tudo aquilo que pode ganhar com a ida dos atletas e visitantes aquando o Campeonato da Europa. Fizemos uma parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa para conseguirmos um estudo de dados a nível económico.
Há cerca de uma semana a Ilha da Madeira recebeu a Transat 6,50, que Mafalda Freitas correu muito bem e foi sem duvida uma mais-valia para a ilha.
No Campeonato da Europa vamos ter 200 participantes de 30 nacionalidades diferentes. São sete dias de regata que também servirão de preparação para os Jogos Olímpicos de 2012. Apesar do Campeonato só começar em Fevereiro são esperados, já a partir de Janeiro, alguns atletas para treinarem e para se adaptarem às condições da Madeira. explica a Presidente do CNF.
Mas não só de velejadores vive a prova, pois espera-se que campeonato traga à ilha muitas pessoas: Estamos a preparar um programa com várias actividades em terra, como por exemplo, simuladores de prancha à vela. Espero que haja uma grande aderência ao Campeonato e que as pessoas viajem até à Madeira para assistirem a este grande evento náutico. conclui Mafalda Freitas
João Rodrigues, a cara deste Campeonato da Europa, não esconde a grande satisfação por a prova se realizar na sua terra natal: Para mim, poder competir na Madeira é a cereja no topo do bolo. Sempre quis trazer um evento deste tamanho ao nosso país. É uma honra poder competir nas águas onde aprendi a velejar e na terra onde nasci.
No entanto o velejador olímpico aprova esta escolha não só por motivos sentimentais: A Madeira tem óptimas condições para receber desportos náuticos durante todo o ano. A organização tem dado todo o apoio a este evento. Este Campeonato vai ser importante para o apuramento dos Jogos Olímpicos, por isso tem um impacto acrescido. É um privilégio muito grande poder competir na Madeira. Eu continuo a achar que é o melhor sítio para velejar. Não é só a questão da temperatura e dos ventos favoráveis que temos, são as condições no geral que de dia para dia vão sendo diferentes.
Quanto ao feedback que o madeirense tem tido dos outros velejadores, João Rodrigues afirma: A fama da Madeira já me precedia. Assim que a candidatura foi apresentada, em 2010, na Dinamarca, houve uma votação esmagadora na Madeira porque todos sabem que as condições oferecidas pela ilha são realmente exemplares. O vídeo promocional que fizemos e que o Clube Naval do Funchal divulgou, ajudou ainda mais e deu os seus frutos. Há imagens que valem por mil palavras. Eu tive a oportunidade de treinar com outros atletas na Madeira e todos eles ficaram maravilhados. É um paraíso à espera dos velejadores. Entre outros, sei que vão estar presentes atletas do Brasil, Estados Unidos e China. Estou muito grato pela oportunidade de receber este evento na Madeira. termina o atleta português com mais presenças em edições de Jogos Olímpicos.
Rubina Leal, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal, frisou que as oportunidades são para serem aproveitadas: A cidade do Funchal acolheu este evento e espera, realmente, colher tudo de bom que este tem para dar. Temos que aproveitar o que temos de melhor, o mar e o nosso turismo. Agradecemos muito a escolha da Madeira e da cidade do Funchal.
Por fim, Francisco Fernandes, Secretário Regional da Educação e Cultura, relembra o facto de a Madeira estar quase a comemorar uma data histórica: Estamos celebrar o 600º aniversário da sua descoberta e todos os ciclos de desenvolvimento que tivemos foram sempre um motivo para procurar a Madeira. No nosso ciclo actual, o turismo, divide-se em vários nichos, o turismo de férias, natureza e cada vez mais o desporto.
O responsável regional responsabiliza, no bom sentido, João Rodrigues pelo realizar do evento: Este desafio do João, o verdadeiro culpado disto, é o resultado de todos os factores que a ilha tem para oferecer, elogiando ainda o CNF: O Clube Naval do Funchal assegura, através de patrocinadores, o evento a nível económico e não só. A região só tem a ganhar, a todos os níveis. Desde 1952 que o Clube Naval do Funchal tem vindo a vencer todas as etapas que lhe surgem. Está vai ser mais uma e esperemos que seja ultrapassada com o maior sucesso.
O Europeu de Windsurf (Prancha à Vela), que realiza de 24 de Fevereiro a 1 de Março, vai trazer ao Funchal os melhores velejadores do mundo (Campeonato Aberto) que durante uma semana prometem um grande espectáculo.