Aporvela vence dois prémios mundiais do treino de vela

0

A Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, como é habitual, deslocou-se até à International Sail Training & Tall Ships Conference, cuja edição de 2014 decorreu em La Coruña, Espanha, nos dias 14 e 15 de Novembro.A Aporvela é membro fundador desta organização mundial de treino de mar e grandes veleiros e, nos últimos anos, vem sendo convidada para apresentar as suas iniciativas à comunidade mundial: este ano participámos na sessão sobre ambiente e conservação marinha e apresentámos as mais recentes ideias da nossa associação numa sessão dedicada às organizações nacionais de treino de mar na qual, entre outros, foi apresentado o projeto “Mar de Oportunidades” que a Fundação Calouste Gulbenkian apoia e que foi muito bem recebido pela comunidade ligada aos grandes veleiros e ao treino de mar.
Paralelamente, apresentámos, através de um pequeno stand promocional, a organização da regata transatlântica The Tall Ships Races 2017 que passará por Sines (local de nascimento de Vasco da Gama) e que será co-organizada pela Aporvela, pela Câmara Municipal de Sines, pela Administração do Porto de Sines e pelo Turismo do Alentejo.
Uma jovem associada da Aporvela, Marta Carvalho Martins, recebeu o prémio de melhor jovem voluntária do ano “em reconhecimento do seu extraordinário contributo através do conhecimento, talento, tempo despendido e dedicação”.
A Aporvela, por seu turno, recebeu das mãos da embaixadora de Omã em Espanha, Sua Alteza Kfaiah bint Khamis bin Myah Al-Rasi e do Comodoro da Marinha Real de Omã Yaqub Al-Kamshki, o prémio Sultan Qaboos Sailing Trophy, entregue a “uma organização de treino de mar por relevantes serviços prestados à juventude”.
Paul Bishop, diretor da Sail Training International resumiu desta forma o prémio entregue:
“o vencedor do troféu este ano é uma organização verdadeiramente inspiradora que coloca centenas de jovens no mar e em grandes veleiros todos os anos. Desenvolve e apoia programas educativos e organiza eventos de grandes veleiros regularmente, inspirando e juntando Câmaras Municipais, Autoridades portuárias, Agências de Turismo nacionais e regionais, associações de Comércio entre outros stakeholders. Desde 1982, já organizou cinco Tall Ships Races em Portugal e prepara-se para organizar mais dois grandes eventos em 2016 [Lisboa] e 2017 [Sines].
Esta organização multi-facetada opera uma réplica das caravelas do século XV que é tripulada exclusivamente por voluntários. Este ano juntou-se à maior expedição científica nacional no Mar e recrutou jovens e cientistas de todo o país.
Mais de mil pessoas navegaram na caravela este ano.
Ainda encontraram tempo para colocar outros 250 jovens a bordo do Creoula e de outros grandes veleiros, sempre com o objetivo de incluir jovens desfavorecidos, em risco ou de minorias.”

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta