António Santos e Fernando Faneco, do Clube de Vela do Sado, venceram a 3ª edição do SinesCat, que se disputou na cidade Alentejana entre 30 de Abril e 1 de Maio, e que contou com a participação de mais de 60 velejadores portugueses e espanhóis.
A prova, inserida no Catamaran Racing Circuit (CRC), o circuito nacional da modalidade, resultou da combinação de um raid entre Sines e São Torpes, com partida e chegada na praia Vasco da Gama, disputado a 30 de Abril, e regatas de bóias barlavento/sotavento ao largo da baía de Sines, disputadas a 1 de Maio.
A dupla António Santos/Fernando Faneco, do Clube de Vela do Sado, venceu na Classe Geral e na Classe F18. Na Classe A, o destaque foi para o espanhol Jaime Cuesta, do CAND Chipiona, na Classe Dart 18 para Francisco Melo/António Jesuíno, do CIMAV e na Classe HC16 para a tripulação espanhola Carlos Barrancos/Mamem Cintas, da EV Wolf Muller.
Em 2011, o SinesCat voltou a apostar na realização de Speed Sailing Arenas na praia Vasco da Gama, disputadas na tarde de 30 de Abril, uma prova onde os velejadores competiram lado a lado pela vitória final, permitindo ao espectador seguir bem de perto as emoções da modalidade. Antonio Santos/Fernando Faneco voltaram a vencer na Classe F18, tal como Jaime Cuesta, na Classe A e Francisco Melo/António Jesuíno, na Classe Dart18. Na Classe HC16, a vitória sorriu à dupla Juan Manuel Aldana Rios/Alberto Villanueva Serrano, da EV Wolf Muller.
No final do evento, Gustavo Quintela, organizador do SinesCat, destacou as excelentes condições que Sines oferece para a prática da vela. Sines, ou não fosse a terra de Vasco da Gama, tem, na sua génese, condições naturais únicas para a prática dos desportos náuticos, em geral, e da vela, em particular. Os acessos à praia são óptimos, a baía de Sines tem uma estrutura lindíssima, os ventos predominantes são muito bons e a ondulação é baixa, estando reunidos os ingredientes necessários para que todos os velejadores adorem vir a Sines.
Carmem Francisco, vereadora da Câmara Municipal de Sines, destacou a importância do evento na promoção turística do concelho. Todos os eventos ligados ao mar, e sobretudo com a inovação que o SinesCat trouxe, são importantes para promover Sines como um destino de referência em tudo o que tem que ver com mar, em Portugal e no estrangeiro, não só na componente sol e mar, no verão, mas também na vertente dos desportos náuticos, que podem ser praticados durante todo o ano.
António Santos e Fernando Faneco vencem SinesCat 2011
0
Partilhe