Desfile Náutico |
Tratou-se de um verdadeiro assalto ao Tejo. A data [30 de Abril] revestiu-se de enorme simbolismo, pois cumpriram-se precisamente 150 anos desde que o Rei D. Pedro V assinou o decreto que deu origem ao nascimento da Associação Naval de Lisboa [ANL]. A festa materializou-se num impressionante Desfile Náutico que ligou a Torre de Belém às Docas de Alcântara. Já a abertura do evento ficou por conta da Força Aérea Portuguesa, com três passagens a baixa altitude dos F16.
Um momento histórico assinalado ao mais alto nível, como o demonstrou a presença do Presidente da República. Cavaco Silva, que foi praticante de remo, aceitou o convite da Associação Naval de Lisboa para presidir à Comissão de Honra dos 150 anos do clube, assistiu ao desfile na companhia do Comodoro da ANL Carlos Ribeiro Ferreira e dos Presidentes e Vice-Comodoros António Guimarães Lobato e André Bettencourt da Câmara Correia. No final, e após receber o livro e medalha comemorativa dos 150 Anos da ANL, o PR enalteceu a importância da ligação dos portugueses ao Mar.
Sagres em Destaque |
Remadores e velejadores de diferentes origens juntam-se para cumprir esta homenagem à ANL. Com o mítico navio-escola Sagres a abrir as honras com uma salva de 21 tiros, o desfile foi animado por cerca de 300 embarcações, entre a caravela Vera Cruz, as típicas fragatas do Tejo, os antigos botes, iates clássicos, barcos de vela ligeira, barcos de vela de cruzeiro, embarcações clássicas de Remo, canoas e lanchas a motor. A fechar o desfile, uma vez mais a Armada Portuguesa com o navio-escola Creoula e o iate Vega.