A Honda disponibiliza uma frota do seu novo veículo híbrido amigo do ambiente, Honda Insight, para esta cimeira de duas semanas. O inovador veículo eléctrico Honda FCX Clarity a célula de combustível de emissões zero também vai estar presente nesta cimeira, como parte de uma demonstração a realizar na COP15 denominada “Conduzir o Futuro”. Os veículos serão usados para transportar delegados, VIPS e jornalistas entre os diversos locais da conferência.
Comentando este patrocínio, Svend Olling, Director de Departamento do Ministério Dinamarquês dos Negócios Estrangeiros disse: “Ao cumprir os nossos critérios, a Honda foi seleccionada como um dos patrocinadores oficiais de veículos da Conferência Sobre Alterações Climatéricas COP15. Este patrocínio permite-nos, não só, reduzir as emissões para a realização da própria conferência, como também demonstrar as tecnologias aplicadas nos veículos que nos podem, já hoje, ajudar a diminuir as emissões de CO2 no sector dos transportes.”
Yuishi Fukuda, Presidente da Nordic Honda A.B. acrescentou:
“A Honda está orgulhosa de ter sido aceite pelo Ministério Dinamarquês dos Negócios Estrangeiros como patrocinador oficial da Conferência Sobre Alterações Climatéricas COP15. Os veículos em exibição vão demonstrar o empenho da Honda no fabrico de produtos com a mais elevada performance ambiental possível, utilizando sistemas de produção com o menor impacto ambiental. ”
Em 2006, a Honda tornou-se no primeiro fabricante automóvel do mundo a anunciar objectivos globais de redução de CO2 por unidade tanto para os seus produtos como para as suas actividades de produção.
FCX Clarity
O FCX Clarity foi concebido desde o ponto zero como um veículo exclusivo a célula de combustível. Este veículo é motorizado pela pilha de células de combustível Honda altamente compacta, eficiente e potente de fluxo em V. Com uma aparência baixa, dinâmica e sofisticada, possibilitada pela inovadora disposição do grupo de células de combustível, o FCX Clarity oferece um design e performances de condução superiores, para além de ser um veículo ambientalmente responsável.
No coração do FCX Clarity está uma pilha de células de combustível um dispositivo que usa uma reacção electro-química entre o hidrogénio (H2) e o oxigénio (O2) para converter energia química em energia eléctrica, de forma a alimentar um motor eléctrico que acciona as rodas dianteiras do veículo. A pilha de células de combustível da Honda gera electricidade e água em simultâneo, não emitindo CO2 nem outros compostos nocivos.
Em 2002, a Honda tornou-se no primeiro fabricante automóvel do mundo a colocar um veículo eléctrico a células de combustível na estrada, para utilização dos clientes, ao disponibilizar o Honda FCX Clarity a frotistas nos Estados Unidos e no Japão.