O bilionário David de Rothschild está a construir um barco de garrafas plásticas recicláveis para viajar de São Francisco, nos Estados Unidos, até Sidney, na Austrália. O excêntrico herdeiro da família Rothschild, imponente dinastia bancária da Europa, sairá em expedição no próximo mês de Abril, numa modesta embarcação, batizada de Plastiki. O objetivo do activista é percorrer o oceano passando por lugares danificados pela ação do homem. No seu roteiro ecológico, consta o grande caminho oriental (the great eastern patch), uma mancha de lixo duas vezes maior que os Estados Unidos e ocupa 8% da superfície do Pacífico.
Aproximadamente 90% da embarcação é toda fabricada com material reciclável estima-se que serão usadas entre 12 mil e 16 mil garrafas de dois litros só para a parte externa do barco, que terá 80 metros de comprimento. Os computadores portáteis, o GPS e o telefone via satélite que serão utilizados na viagem terão as baterias carregadas com energia eólica e painéis solares.
Para financiar a viagem, Mayer convenceu vários patrocinadores como o fabricante suíço de relógios IWC que criou um modelo especial para a ocasião.
AMBIENTE: Bilionário cruzará o Pacífico – Em barco feito de garrafas
0
Partilhe