Álvaro Marinho despede-se

0

Álvaro Marinho enviou uma carta ao Comité Olímpico de Portugal e à Federação Portuguesa de Vela a comunicar a sua desistência para o próximo Projeto Olímpico.“Ex.mo Sr. Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, e Ex.mo Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Vela, José Manuel Leandro.

Venho por este meio informar o Comité Olímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Vela, que a partir de Janeiro de 2013, irei abdicar do Projecto Olímpico na qualidade de Atleta.

Apesar do resultado obtido nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que me daria a possibilidade de continuar com o apoio do IPDJ e do COP durante o próximo quadriénio, tomo esta decisão consciente de que chegou a hora de dar oportunidade a outros Atletas do nosso país de poderem um dia, tal como eu o fiz, representar Portugal nos Jogos Olímpicos.

Não o quero fazer, sem por este meio agradecer profundamente todo o apoio que me foi prestado quer pelo COP quer pelo IPDJ, apoio este baseado na obtenção de resultados desportivos Internacionais de alto nível e que me deu a oportunidade de competir entre os melhores do Mundo na modalidade que eu escolhi praticar.

Foram 16 anos de competição entre as oito melhores equipas do Mundo, que culminou com a obtenção de quatro diplomas olímpicos consecutivos (Sidney, Atenas, Pequim e Londres), um feito único na classe 470 a nível internacional. Não escondo que abandono este projeto sem ter alcançado o meu principal objectivo, para o qual trabalhei e me dediquei diariamente, com uma enorme paixão, mas que por várias razões, não o consegui alcançar… falo obviamente de uma medalha olímpica.

Não escondo também que abandono este projeto, sem ter tido até hoje, uma única proposta e/ou abordagem, por parte da actual direcção da FPVela sobre o novo projeto olímpico “Rio 2016”, e que este foi também um factor que pesou na minha decisão.

Porque sinto responsabilidade de deixar em Portugal o investimento que o Estado Português e o COP fizeram na minha pessoa enquanto atleta, disponibilizo-me para o desporto em geral e para a vela em particular, naquilo que considerarem que possa ser útil, com a vasta experiência que adquiri ao longo destes 16 anos de projeto olímpico.

Quero fazer um agradecimento especial ao Clube de Vela do Barreiro, clube que representei em todos os Jogos Olímpicos em que participei, aos patrocinadores que estiveram associados ao nosso projeto (SETH – Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, EDP – Energias de Portugal, LBC Tank Terminals e Câmara Municipal do Barreiro) bem como aos nossos fornecedores técnicos (Olimpic Sails, Toni Tio, North Sails Japan, Seldén Masts, Nautivela, Mackay, Henri Lloyd e Companhia Náutica) e que foram os responsáveis pela nossa profissional dedicação a esta modalidade.

Quero também mencionar e agradecer àquelas que foram as pessoas mais importantes na minha carreira enquanto velejador olímpico. Luis Rocha, Diogo Pereira e Rui Brites foram os técnicos que directamente trabalharam comigo e com o meu companheiro de equipa Miguel Nunes, a quem também agradeço a sua dedicação e amizade, e que nos ajudaram a alcançar os bons resultados que obtivemos. Quero agradecer também ao Jorge Rainha e ao Francisco Neto, que embora pontualmente, ajudaram-nos também em momentos muito importantes da nossa carreira.

Quero deixar uma palavra de agradecimento também à Comissão de Atletas Olímpicos, por tudo o que fez para melhorar as condições dos Atletas no activo, bem como conseguir colocar em prática apoios fundamentais para os Atletas que já não se encontram no activo, como foi o caso, entre outros importantes, do pós carreira do Atleta.

Por último, mas não menos importante, quero agradecer à Federação Portuguesa de Vela, seus trabalhadores, colaboradores e patrocinadores, muito em especial ao Sr. António Roquette, Presidente da Federação Portuguesa de Vela entre 1991 e 2001, pela aposta que fez na minha pessoa enquanto Atleta e pelas oportunidades, que com essa aposta, me proporcionou.

Com os melhores cumprimentos

Álvaro Marinho”

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta