AEP apresenta plano para a náutica de recreio na Conferência Portugal Náutico

0

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove esta quinta-feira, 4 de junho, à tarde, na Feira Internacional de Lisboa (FIL) a Conferência Portugal Náutico. Na altura, será publicamente apresentado o relatório final de um projeto que a AEP levou a cabo, ao longo do último ano e meio, para agregar agentes desportivos, económicos, institucionais e científicos em torno de uma estratégia de valorização e promoção internacional da oferta portuguesa na área da náutica de recreio.
A iniciativa, que terá início às 14,30 horas, insere-de no programa da “Blue Week” e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. Intervirão na sessão de abertura os presidentes da AEP, Paulo Nunes de Almeida, e da associação Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, José Ribau Esteves.
Os resultados atingidos com o projeto Portugal Náutico e o plano de ação que fica como sua principal consequência serão apresentados por quem trabalhou no terreno: Maria da Saúde Inácio, diretora da AEP projetos, Rui Azevedo, diretor executivo da Oceano XXI, e Sérgio Ribeiro, consultor da AEP.
Haverá ainda um painel em que operadores de diferentes segmentos de mercado (portos de recreio, cruzeiros e Turismo de Portugal) apresentarão a sua visão para o futuro da náutica de recreio em Portugal.
A encerrar, pelas 16,30 horas, intervirá o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
Em linhas gerais, o Portugal Náutico tornou-se num projeto catalisador dos diferentes atores (desportivos, institucionais, empresariais e científicos) que interagem na área da náutica de recreio, cujo mercado mundial deverá valer no final deste anocerca de 27,2 mil milhões de euros. O nosso país, com 2.830 quilómetros de costa atlântica e 620 quilómetros quadrados de bacias em águas interiores, tem recursos e competências para se tornar num “player” de referência desse mercado, cujo valor económico vem aumentando e que nos próximos anos deverácrescer a uma taxa média anual da ordem dos 9%.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta