A Administração do Porto de Lisboa assinou, no passado dia 30 de junho, com a Câmara Municipal de Lisboa o contrato de concessão para a instalação do Shared Ocean Lab numa das naves da Doca de Pedrouços, e que integra o futuro Ocean Campus. O objetivo estratégico é criar um espaço para a investigação científica e inovação, no que respeita as Ciências Marítimas e a economia azul.
O contrato de concessão do espaço é valido pelo prazo de 75 anos e o investimento que a Câmara Municipal de Lisboa vai fazer na concessão deste Hub ligado ao mar é de 26 milhões de euros. A isso somam-se 31 milhões de euros que a câmara vai investir na construção do edifício na Doca de Pedrouços.
Para o Ministro das Infraestruturas, João Galamba “o desenvolvimento da economia ligada ao mar é uma expressão tantas vezes usada sem conteúdo. Agora estamos a dar-lhe conteúdo, no sentido de fazer de Lisboa uma capital de inovação e empreendedorismo da economia azul“.
Pretende-se que esta seja uma infraestrutura crucial para a colaboração e interação multidisciplinar entre as atividades empresariais e empreendedoras e o conhecimento científico, de modo a criar um ecossistema capaz de potenciar uma inovação aberta e a transferência de conhecimento que venha a permitir o desenvolvimento da economia azul.
“A Câmara Municipal de Lisboa tem um sonho, o de lançar uma Fábrica de Unicórnios dos Oceanos com capacidade de conseguir transformar o conhecimento em produtos e empresas, criar bem-estar e trazer emprego. E hoje lançamos a primeira pedra nesse sentido“, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Inserido no Ocean Campus, visa ser um cluster potenciador do desenvolvimento associado ao mar, através de uma rede de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico, cujo objetivo principal é gerar inovação e investigação qualificada.
Para o Presidente do Conselho de Administração da APL, Carlos Correia, “com esta parceria o Porto de Lisboa dá mais um importante passo naquela que é a sua estratégia de promoção da sustentabilidade e na concretização do Porto de Lisboa enquanto Hub internacional de inovação na Economia Azul. Este é um passo importante no caminho que vamos seguir que assenta num modelo colaborativo e de inovação aberta com a Câmara Municipal de Lisboa, num compromisso partilhado com o objetivo de fazer crescer a economia azul sustentável e circular, motor de enorme relevância para Lisboa e para o país.”
A cerimónia protocolar decorreu a bordo de uma embarcação que fez a ligação entre a Doca de Santo Amaro e a Doca de Pedrouços. A sessão contou com as presenças do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia.