No próximo dia 14 de março vão decorrer as eleições para a Comissão Executiva da ACAP, divisão Náutica APICAN.
A Náutica de Recreio, em Portugal, vive um momento de grande vitalidade e isso reflete-se na existência de duas listas concorrentes compostas por elementos com muita experiência no setor.
Composição da Lista A – Por uma Náutica mais forte
Presidente – Eugénio Martins / Nautiser Centro Nautico SA
Vice Presidente – António Inglês / Nautiradar LDA
Vogal – António Gaspar / Grow Iberia LDA
Vogal – Francisco Cálão / Riamar
Vogal – Miguel Ferreira / AIFE
Vogal – Miguel Pacheco / Motolusa LDA
Vogal – Pedro Nunes / Yamaha Motor Europe N.V. Surcursal em Portugal
Linhas gerais do Programa da Lista A
– Estabelecer pontes não só na defesa dos interesses das empresas do sector náutico, com a demonstração das suas competências e promoção da excelência profissional, mas também na defesa e respeito por um bem maior: O Mar de Portugal.
– Promover uma maior aproximação dos profissionais do setor à ACAP / APICAN, trazendo propostas ou projetos que contribuam para a dinamização e promoção da Náutica de Recreio em Portugal, enquanto fator de desenvolvimento e de crescimento económico do País.
– Comunicar e informar os associados duma forma mais regular sobre as atividades da Associação.
– Lutar por um sistema estatístico da Náutica de Recreio, quer na área da produção quer do comércio, de forma a conhecermos o potencial e desempenho de cada setor de atividade.
– Dar voz aos associados e representá-los perante as Entidades Oficiais no sentido de tornar o nosso setor cada vez mais competitivo, dinâmico e atraente para outros sectores de atividade como por exemplo o Turismo.
– Desburocratizar, flexibilizar e uniformizar processos de toda a legislação náutica, bem como outros constrangimentos que impedem um saudável desenvolvimento do setor (ex: IUC, reboques, etc.).
– Negociar e garantir sempre as melhores condições de participação aos seus associados, em certames de dimensão nacional (Ex: Nauticampo), junto das entidades organizadoras por forma a darmos uma expressão de excelência da Náutica de Recreio ao mercado e público em geral.
– Prosseguir o desiderato, enquanto membro orgulhoso do ICOMIA (Conselho Internacional das Associações das Indústrias Marítimas) desde 1989 e assim contribuir para o prestígio e desenvolvimento do setor empresarial da Náutica de Recreio.
Composição da Lista B – A Náutica pela Náutica
Presidente – Salete Novaes / Siroco SA
Vice Presidente – Carlos Costa Santos / Touron Portugal
Vogal – Hugo Henriques / Sopromar
Vogal – Pedro Vale / BoatCenter
Vogal – Rui Ferreira / Limatla
Vogal – Manuel Braz / Sun Concept
Vogal – António Baptista / San Remo
Linhas gerais do Programa da Lista B
– Cultura náutica: aproximar as diferentes associações, organismos públicos e privados, instituições e empresas de uma forma transversal a todos os sectores. Relacionar mar e águas abrigadas, promover diversos eventos náuticos em diferentes locais para apelar ao gosto e ao conhecimento pela náutica.
– Regulamentação: induzir ao tratamento adequado da fiscalidade e da ordem jurídica náutica.
– Sustentabilidade social: promover emprego, educação, sustentabilidade económica na náutica.
– Formação Náutica: Ligação forte às universidades, institutos politécnicos, escolas, centros científicos nacionais e internacionais para criar competências náuticas, promovendo a empregabilidade, o conhecimento e a existência de mão de obra especializada no setor.
– Internacionalização: captar os nautas estrangeiros e ter assento nos organismos e associações da indústria internacional.