Com 40,7 metros de comprimento, o SD132 é o maior iate construído em compósito alguma vez fabricado pelo estaleiro e o maior da linha histórica de semi-deslocamento da marca. O SD132 dá continuidade ao legado dos modelos anteriores da gama SD (SD92, SD126, SD112, SD96, SD118 e SD90) ao mesmo tempo que refina e inova as suas principais características.
“Estamos entusiasmados com o lançamento do projeto SD132, que incorpora a combinação perfeita de tamanho significativo, design inovador e elegância intemporal, ao verdadeiro estilo Sanlorenzo. A resposta excecional do mercado foi confirmada pelos cinco contratos já assinados antes do lançamento, demonstrando o grande sucesso e apreço que este iate está a receber entre os proprietários.” – afirmou Tommaso Vincenzi, Presidente da Unidade de Negócios Yacht da Sanlorenzo – “Cada detalhe do SD132 reflete a dedicação e paixão da nossa equipa, que procurou mais uma vez desafiar os limites tradicionais relacionados com o espaço e o volume a bordo, alcançando um resultado notável. ”
Com o SD132, Sanlorenzo combinou dimensões significativas com volumes sem precedentes: as suas 420 toneladas brutas tornam o iate único entre os modelos deste tamanho, graças em parte ao uso inovador do espaço, que se tornou uma característica distintiva.
Um dos pontos fortes do projeto é a configuração inovadora da ampla zona de praia, com a sua perfeita ligação à cabine de popa. Aqui, os terraços laterais, uma vez rodados e abertos, oferecem aos hóspedes grandes superfícies transitáveis de 70 metros quadrados e libertam o cockpit de quaisquer obstáculos visuais, transformando-o num terraço aberto que permite aos hóspedes uma ligação total com o mar.
Para além dos amplos volumes e espaços, e da configuração revolucionária da zona de praia, o SD132 destaca-se também pelo seu vasto espaço de 85 metros quadrados no fly deck. A área de estar dianteira possui uma mini piscina cristalina equipada com um sistema de banhos de sol, ligando a secção dianteira ao convés principal.
A garagem lateral com capacidade de lançamento transversal, que pode acomodar um tender até 6,25 metros de comprimento e é normalmente encontrada em iates maiores, oferece amplas possibilidades de layouts personalizados. Este espaço, localizado na zona dianteira, é complementado por um hangar adicional destinado a albergar brinquedos ou um salva-vidas.
O design exterior, criado pela Zuccon International Project, caracteriza-se por uma sensação de equilíbrio absoluto e confere uma harmonia visual única à aplicação do conceito de assimetria, do qual Sanlorenzo é o criador e pioneiro no mundo do iate. Neste iate, a passarela do convés principal está posicionada do lado esquerdo, enquanto a passarela do convés superior está à direita, equilibrando a distribuição do peso e otimizando os volumes.
Graças a esta configuração, os espaços a bordo são otimizados, ligando perfeitamente os decks e facilitando a circulação vertical, maximizando assim o aproveitamento dos volumes interiores. O iate possui quatro cabines de hóspedes no convés inferior, que também inclui a área da tripulação com sala de jantar e lavandaria. Uma espaçosa suite do proprietário, com 55 metros quadrados, está localizada na parte dianteira do convés principal. Também no convés principal existe um amplo salão com amplas janelas, complementado por um segundo salão localizado no convés superior.
A colaboração entre a Sanlorenzo e a Zuccon International Project, que se estende também ao design de interiores da primeira unidade SD132, resultou num projeto que celebra a singularidade e coloca o proprietário no centro, entregando um iate que reflete e melhora as suas necessidades em cada detalhe.
“Os interiores reflectem a viagem estilística empreendida pelo Studio, que visa realçar uma sensação de naturalidade e estabelecer uma ligação sensorial entre o proprietário e o iate. Um moodboard de materiais e cores inspiradas na terra criam ambientes autênticos, equilibrados e acolhedores. Os exteriores também demonstram um compromisso com a investigação: soluções inovadoras de layout e flexibilidade tecnológica integram perfeitamente o iate com a natureza envolvente, enfatizando a habitabilidade dos espaços“, afirmou Bernardo Zuccon – Zuccon International Project.
A primeira unidade do SD132 oferece espaços e uma linguagem estilística inspirada nas cores da terra e da própria natureza, visando criar uma experiência a bordo mais autêntica: os interiores são definidos pelo foco na materialidade, apresentando tons suaves e texturas que enfatizam o sensorial engajamento para uma experiência tátil. Todos os espaços interiores seguem esta filosofia, desde o acabamento em cimento pedra até ao mobiliário da casa de banho e da suíte do proprietário, onde foi escolhida uma combinação de madeiras escuras e claras. A mesma abordagem foi aplicada na seleção dos tecidos, valorizando os espaços com um toque acolhedor e diferenciado, garantindo também a sustentabilidade na escolha dos materiais.
O resultado é um iate excecionalmente robusto, em linha com a tradição de embarcações de semi-deslocamento da Sanlorenzo, concebido para garantir capacidades de alcance alargado para alcançar até os destinos mais remotos. Este novo iate, em particular, oferece um alcance de 3.200 milhas, sendo adequado para a navegação transoceânica.